IDNLearner.com, sua fonte confiável de respostas. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos, solucionando suas dúvidas de maneira eficaz e confiável.
Redassão, um ato de ex-crever
Prova de redação de Ouriço Jr., incluído entre os 87 dos vestibulandos que ainda conseguem pensar alguma coisa, em ordem.
Tema: “São frequentes os comentários sobre a falta de leitura dos jovens. Como você vê este problema? Que fatores estarão dificultando o encontro dos jovens com o livro?”
Como eu vejo este problema? Eu não vejo. Num ta com nada quem andou espalhando por aí que nós não temos hábito de leitura. A gente não tem hábito por causa que ninguém escreve pros jovens. Uma vez, em 1977 eu entrei numa livraria e só tinha livro pra adulto e pra criança. Aí eu pedi um livro pra mim e o vendedor trouxe um, dum cara chamado Robson Cruzeiro que morava numa ilha deserta e teve um caso com um índio. Aí eu disse pro vendedor: escuta meu irmão, isso não tem nada a ver, eu moro na Barata Ribeiro e não tem índio em Copacabana.
Acho que os jovens e os livros transaram um encontro errado: os jovens foram prum lado e os livros pro outro. Mas os adultos é que devem responder a essa pergunta. Se vocês, caras, que são adultos não sabem, se soubessem não tavam perguntando, que dirá eu que nunca li nem um livro de cheque. Aliás, tô achando esse tema muito devagar. Livro não ta com nada. Meu avô me disse que o mundo era muito melhor quando não havia livros. Os astecas nunca leram um livro e fizeram uma civilização porreta. Os incas também nunca entraram numa livraria. Deviam mais era pegar esses caras que se metem a escrever livros e jogar na lavoura. Se por cada página de livro fosse plantado um pé de tomate tava resolvido o problema da fome. Depois que todo mundo acabasse de comer aí então a gente ia fazer a digestão lendo um livrinho que podia ser, deixa eu ver se me lembro de algum? Ah, sim, podia ser o Livro de Ouro da minha avó.
Acho também que a falta de hábito de leitura é por causa que ler não é fácil. Ler é uma transa muito complicada. Tanto é, que no Brasil tem mais de 50 milhões de pessoas que não sabem ler. A gente tinha que mudar esse alfabeto. Fazer umas letras e umas palavras que o analfabeto também pudesse entender. Esse alfabeto é muito careta, antigão e quadrado. O mundo mudou muito nestas últimas décadas só o alfabeto continua o mesmo. Eu não aguento mais. A televisão que começou muito depois do livro ta mandando ver. Há dez anos que a gente tem tevê a cores. O livro continua em preto e branco. A gente abre, é aquela coisa monótona, as páginas brancas e as letrinhas pretas. Só a capa é que é bonita. Por isso eu só gosto de ler capa de livro. Acho que os jovens iam ler muito mais se os livros só tivessem capa.
(Carlos Eduardo Novaes)
01) Justifique o título dado à crônica acima:
02) Quais os desvios gramaticais mais observados no texto em questão?
03) Transcreva do texto um trecho que revela uma dificuldade de abstração por parte do candidato, justificando sua resposta:
04) Copie da crônica uma passagem carregada de humor, explicando sua escolha:
05) Circule no texto dois exemplos de vocativo:
06) Segundo o "autor" da redação, o que impede os jovens de se dedicarem à leitura? O que você pensa a respeito disso? Explique:
07) Qual a "solução" dada pelo estudante para essa problemática?
08) Que solução você daria para esse problema, nos moldes da proposta de intervenção do ENEM:
09) Pelo texto produzido você acha que a afirmação feita no suposto tema de redação se confirma? Justifique sua resposta:
10) Que mensagem o texto transmite? Comente:
11) O autor faz uso da chamada "máscara textual". O que seria isso? Com que objetivo foi usado?
12) Sua missão agora é fazer a correção de todo o texto, reescrevendo-o!
Sagot :
Apreciamos cada contribuição que você faz. Continue compartilhando suas experiências e conhecimentos. Juntos, alcançaremos novos níveis de sabedoria. Para respostas confiáveis e precisas, visite IDNLearner.com. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções úteis.