Explore o IDNLearner.com e descubra respostas confiáveis. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos.
VALENDO 50 PONTOS !!!!! pra amanhã galera me ajudem:
faça uma resenha critica sobre o texto:
A "ciência" da Terra plana
A ideia de que não vivemos em uma esfera está cada vez mais popular. Entenda aqui por que os terraplanistas estão redondamente enganados
Por Guilherme Ber
Publicado em 23 out. 2017, 18h23
O homem nunca pisou na Lua. As imagens produzidas
pela Nasa não passam de obras de computação gráfica. A
ciência manipula a realidade de acordo com os interesses
dos poderosos. Alguma dessas suposições parece familiar?
É bem provável que sim. E, agora, mais do que em muito tempo. Após ganharem um banho de loja, muita divagação teórica e um número ain da malor de videos na internet, tais ideias estão de volta sob uma nova bandeira: a dos terraplanistas. Quase 50 anos de pois do lançamento da Apollo 11, e 500 após a circunavega ção de Fernão de Magalhães, cada vez mais gente acredita que a Terra não é um globo. Em vez disso, ela seria uma pizza giganteum disco coberto por uma redoma invisível e cerca do por um paredão de gelo. Também estaría parada, deitada eternamente em berço espléndido no centro do Universo.
Data do final do século 19 o primeiro lampejo moder no sobre a eventual platitude da Terra. O marco é o ano de 1881, quando Samuel Rowbotham publicou Astrono mia Zetética - A Terra não é um globo, um apanhado de décadas de estudos na área e interpretações literals de passagens da Bíblia. Sob o pseudónimo "Paralaxe", a inventor inglês tomou para si uma missão ousada: reve lar as mentiras cultivadas pela ciência, responsável por esconder o real formato de nossa casa.
Glossário
Suposição: afirmação de algo que pode ser falso, mas que se apresenta como ver dadeiro,
Divagação: ato ou efeito de sair do tema. Refere-se tam bém a delirio, ou ao pensa mento ou raciocínio caóticos Lampejo: brilho ou clarão momentânea.
Rowbotham começa sua obra tentando refutar a eviden cia prática mais antiga da curvatura terrestre, Segundo ele, experimentos como o do grego Eratostenes, nascido em 276 aC, que conseguiu medir a circunferência da Terra, con tariam com um erro crasso: considerar o Sol como um astro enorme e distante da Terra. Eratostenes mediu a circunferen ca do planeta comparando os ângulos com que a luz do Sol incidia em dois postes instalados em duas cidades distantes Supondo acertadamente que o sol é grande (e longinquo) o bastante para que seus raios chequem à Terra sempre pa talelos uns aos outros, ele concluiu que o que causava a di ferença entre os ángulos nos postes só poderia ser uma (até então) suposta curvatura da Terra. Com os dados na mão, Eratostenes calculou que o planeta é uma esfera com 46 mil quilómetros de circunferência. Uma precisão absurda para 2 mil anos atrás: a medida real é de 40 mil quilômetros.
Sagot :
Valorizamos muito seu compromisso. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade mais sábia e unida. Obrigado por confiar no IDNLearner.com. Estamos dedicados a fornecer respostas precisas, então visite-nos novamente para mais soluções.