IDNLearner.com, onde especialistas respondem às suas dúvidas. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas para todas as suas perguntas importantes.

A perícia psicológica é presença corrente nas práticas contemporâneas de administração da justiça. Nas relações com a Justiça, a perícia é um meio de demonstrar evidências de danos relacionados às condições de trabalho, dado que a perícia é uma prova técnica, e segundo os meios de prova propriamente ditos, levam a concluir que toda prova, moral e legalmente produzida, é hábil para levar à verdade dos fatos, a ser interpretada pelo julgador dentro dos limites da sua consciência, num conjunto probatório, desde que devidamente motivado o seu entendimento.

A atividade pericial é semelhante ao trabalho do artesão. É uma arte de fazer o possível para traduzir, por meio de ações tecnicamente planejadas e executadas e de um instrumento técnico (laudo), a natureza dos processos psicológicos sob investigação. Do ponto de vista metodológico, a perícia psicológica no trabalho resulta da necessidade de avaliação das condições de segurança, conforto e eficácia na atividade de trabalho, mediados pela relação entre os processos de produção e repercussões no plano da saúde humana. Geralmente são solicitadas perícias sobre decorrências psicológicas de acidentes, doenças relacionadas ao trabalho, nos casos em que há necessidade de afastamento temporário, aposentadoria ou que comprovem qualquer tipo de sofrimento psicológico relacionado ao trabalho.

CRUZ, Roberto Moraes; MACIEL, Saidy Karolin. Perícia de danos psicológicos em acidentes de trabalho. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 120-129, dez. 2005. Disponível em . Acesso em 28 dez. 2017



Considerando o contexto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:



I. O acidentado pode sentir um desmerecimento e desvalorização a respeito de sua função, bem como uma sensação de destruição de sua identidade profissional, além de redução ou perda de seu senso de produtividade.



PORQUE



II. Parece que o sofrimento mental e a fadiga são manifestações proibidas no trabalho. Só a doença é admissível e, dessa forma, a consulta médica disfarça o sofrimento mental, que é aliviado com psicoestimulantes ou analgésicos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:


Sagot :

Obrigado por fazer parte da nossa comunidade. Seu conhecimento e contribuições são vitais. Volte em breve para continuar compartilhando suas perguntas e respostas. Obrigado por escolher IDNLearner.com para suas perguntas. Estamos aqui para fornecer respostas precisas, então visite-nos novamente em breve.