IDNLearner.com, a plataforma que conecta perguntas a respostas de especialistas. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e simples com a ajuda de nossos especialistas em diversas áreas do conhecimento.

Os profissionais de saúde, os movimentos sociais e as organizações populares, políticos e autoridades públicas têm responsabilidades sobre as repercussões positivas ou negativas que as políticas públicas têm sobre a situação de saúde e as condições de vida. A estratégia dos municípios saudáveis propicia, através de uma nova institucionalidade social a ser construída em cada momento histórico específico em que vivem as diferentes formações sociais, a promoção da saúde por intermédio da ação intersetorial, que viabiliza as políticas públicas saudáveis. Não há receitas prontas. A mediação intersetorial e entre população e poder público, assim como a capacitação para o exercício da cidadania e do controle social são contribuições inestimáveis que a prática da promoção da saúde, por profissionais e ativistas da saúde, pode trazer ao movimento social. A mudança da legislação e a introdução de inovações nos Programas de Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde da Família e a ampliação do piso assistencial básico podem ocasionar, no caso brasileiro, um extraordinário impulso à qualidade de vida e às condições de saúde, sob a ótica da promoção da saúde. Alguns movimentos e propostas de desenvolvimento local podem contribuir enormemente para o estabelecimento de alianças pró-saúde e a introdução de inovações na gestão pública, em torno de processos como a intersetorialidade e as políticas públicas saudáveis.



Sobre as intervenções ocupacionais preventivas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) A prevenção das doenças visa que as pessoas apenas recuperem-se das mesmas, sem se preocupar com as ações posteriores a esse processo.

( ) A promoção de saúde visa o fortalecimento de habilidades, ações para mudanças sociais, ambientais e econômicas como medidas para redução dos impactos na saúde coletiva e individual.

( ) Para construção de um programa de prevenção em saúde mental no trabalho, o planejamento não é parte essencial, apenas auxilia no decorrer do processo.

( ) Visando a promoção da saúde são necessárias mudanças de perspectiva, de modo que o trabalhador seja visto como participante dos processos de manutenção de sua saúde.

( ) A promoção da saúde visa a capacitação de pessoas para o controle e melhoria dos possíveis determinantes de saúde naquele cenário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.