IDNLearner.com, a plataforma perfeita para respostas precisas e rápidas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.

course.content.assessment.attempt.menu
Teste

Atividade de Sistematização 1
Atividade de Sistematização 1
2 DE 4 QUESTÕES RESTANTES
Conteúdo do teste
Chegou a hora de testar seus conhecimentos sobre os conceitos aprendidos na unidade.



Esta atividade é composta por questões de múltipla escolha e confere pontuação de até 0,64 pontos.



Boa sorte!

Pergunta 1
0,16
Pontos
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as colunas.

Coluna A

1.Sócrates

2.Platão



Coluna B

I – Contribui para a Psicologia ao voltar seu interesse ao homem, mais especificamente ao que esse homem abriga: a alma.



II – Mantém a busca do mestre pelo conhecimento verdadeiro, busca a essência das coisas, o conhecimento provindo da alma do homem. Acreditava que o homem era formado por um corpo mortal, mas também por uma alma que não morre e de onde provém todo o conhecimento.



III – Define o mundo das ideias e instaura a preocupação com a localização da alma no corpo do homem, estabelecendo esse lugar como sendo a cabeça. Para esse filósofo, a medula era o componente de ligação da alma com o corpo.



IV – Propôs a distinção entre o conhecimento da natureza e o conhecimento do homem, valorizando a razão. Para esse autor, só por meio do pensamento é que se podia chegar ao conhecimento de si próprio.


I – 1; II – 1; III – 2; IV – 2.


I – 1; II – 2; III – 2; IV – 1.


I – 1; II – 2; III – 1; IV – 2.


I – 2; II – 2; III – 1; IV – 1.


I – 2; II – 1; III – 1; IV – 2.

Pergunta 2
0,16
Pontos
Complete a lacuna corretamente.

Etimologicamente a palavra _____________ quer dizer ciência da alma, e isso já nos coloca diante de uma questão importante que será fruto de muitos debates: é possível produzir ciência a partir da alma, ou sobre a alma? Segundo Canguilhem (1958), na Antiguidade grega, a alma era entendida como um ser natural. Nesse sentido, os sistemas filosóficos compreendiam a alma em instâncias biológicas e físicas.




Psicologia.


Biologia.


Matemática.


Economia.


Gestão.

Pergunta 3
0,16
Pontos
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as colunas.



Coluna A:

1 – Id

2 – Ego

3 - Superego



Coluna B:

I – É mediador entre a realidade e outro elemento psíquico. É um elemento que emprega sua força a partir dessa derivação. Para Freud, nessa relação de dependência, este elemento se submete ao outro, tentando proporcionar-lhe prazer, ou seja, tentando reduzir a tensão da energia libidinal.

II – É a parte mais primitiva e de mais difícil acesso da personalidade humana, nele estão manifestados instintos sexuais e agressivos. Busca a satisfação completa, sem se preocupar com as normas e as regras que regulamentam as dinâmicas sociais, ou seja, está sempre em conflito com as posições morais estruturadas pela sociedade. Sobre ele, Freud escreveu: “Chamamo-lo de caos, um caldeirão repleto de fervilhantes excitações” e acrescentou que esse elemento “não conhece juízos de valor, nem o bem e o mal, nenhuma moralidade” (FREUD apud SCHULTZ; SCHULTZ, 1991, p. 343).

III – Esse elemento se origina e se desenvolve na infância, quando a criança assimila as regras de conduta social passadas pelos pais mediante um sistema de recompensas e punições. Nesse sistema, os comportamentos incorretos, que geram punições, moldam a consciência; e os comportamentos corretos, que geram recompensas, moldam o ego ideal. Esse elemento se constitui, portanto, por meio das restrições morais determinadas pelos pais na infância; e depois, na fase adulta, por procedimentos de autocontrole. E nesse sentido ele está em constante conflito com a energia libidinal.