Obtenha respostas rápidas e claras no IDNLearner.com. Descubra soluções detalhadas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

1. A fisioterapia oncológica objetiva preservar, manter ou recuperar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas, bem como a prevenção de distúrbios causados pelo tratamento oncológico, no intuito de proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente oncológico. Atuando em 4 pilares da esfera oncológica: promoção, rastreamento, tratamento e cuidados paliativos. Na fisioterapia oncológica em adulto, há tipos de cânceres específicos, como o câncer de mama, ginecológico, câncer de próstata, cada qual com suas peculiaridades, sendo que a fisioterapia deverá atuar conforme as necessidades do paciente. Sobre a atuação da fisioterapia de oncologia na atenção terciária, analise as sentenças a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas: ( ) Na atenção terciária, a atuação fisioterapêutica reside especificamente no pós-operatório imediato das cirurgias oncológicas, finalizando sua atuação até que se inicie a radioterapia e quimioterapia, onde não há assistência fisioterapêutica neste segmento. Faça valer a pena Resolução da situação-problema No pós-operatório imediato, Claudia já deverá realizar exercícios para drenagem linfática, bem como a DLM em MMII, e os exercícios de Kegel, estes com intuito de prevenir a incontinência urinária e fecal, respeitando a fase de cicatrização e as possibilidades da paciente. Para evitar o acúmulo de secreção e dispneia poderá utilizar as manobras de fisioterapia cardiorrespiratória, posturas que favoreçam a melhor ventilação pulmonar e drenagem da secreção, exercícios respiratórios de reexpansão, reeducação diafragmática, incentivadores respiratórios e exercitadores musculares e a retirada do paciente do leito, se possível o ortostatismo e marcha, prevenindo também a trombose venosa profunda (TVP). Claudia deverá também orientar a paciente sobre a possibilidade do desenvolvimento da estenose vaginal, que levará à diminuição da espessura da mucosa vaginal, ausência de lubrificação, formação de aderências e fibroses resultando na perda da elasticidade vaginal, e que a deficiê

Sagot :

Valorizamos muito sua participação. Não se esqueça de voltar para fazer mais perguntas e compartilhar seus conhecimentos. Juntos, podemos enriquecer nosso entendimento coletivo. IDNLearner.com tem as soluções para suas perguntas. Obrigado pela visita e volte para mais informações úteis.