Explore uma ampla gama de temas e encontre respostas no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.

O pensamento computacional viabiliza o emprego de diversos tipos de modelos para a solução de diferentes problemas computacionais. Na engenharia de sistemas, por exemplo, a UML desempenha um papel importante na reprodução, por meio de diagramas, de interações, funcionalidades, estruturas de bases de dados e outros detalhes fundamentais para a qualidade do sistema desenvolvido. Nesse universo de modelos computacionais, existem modelos para a representação de estruturas estáticas e outros que representam comportamentos dinâmicos. Saber reconhecê-los viabiliza uma modelagem adequada a cada tipo de visão que deve ser apresentada aos desenvolvedores do projeto. Com isso em mente, confira o caso a seguir. Na condição de gerente da equipe de analistas, responda às questões a seguir. A) Como você classificaria o diagrama apresentado na reunião? b) Detalhe as informações presentes no diagrama com relação aos estados e aos eventos a serem desenvolvidos no sistema. Além disso, forneça duas classes, a partir do diagrama de estados apresentado, para que o desenvolvimento de um diagrama de classe seja possível.


Padrão de resposta esperado

a) O diagrama apresentado na reunião consiste em um diagrama de máquina de estados e é um tipo de diagrama de comportamento dinâmico. O exemplo exposto fornece os estados necessários para a efetivação de compras on-line: o primeiro estado (pedido criado) representa a efetivação do desejo de compra; o próximo estado (pedido atendido) será efetivado quando o sistema terminar de faturar o pedido; o último estado (pedido fechado) é atingido quando existe a confirmação do pagamento do produto. Além disso, o cliente tem a opção de realizar o cancelamento (estado de pedido cancelado) após a criação do pedido. Esse último estado só é necessário quando o cancelamento é solicitado pelo cliente.

b) As informações que constam no diagrama podem ser lidas da seguinte forma:

Estado A (ponto inicial): um pedido é criado a partir da compra de um cliente.

Estado B: o pedido foi cancelado pelo usuário a partir do sistema.

Estado C: o pedido foi atendido e faturado pelo sistema.

Estado D: o cliente realiza o pagamento do produto pelo sistema.

Estado E: o sistema encerra o pedido após a confirmação de recebimento do produto.

A partir do diagrama de estado, é possível identificar duas classes para um diagrama de classe: classe cliente e classe pedido. Para as duas classes definidas, poderiam ser apresentados atributos e métodos específicos


Sagot :