Descubra respostas de especialistas no IDNLearner.com. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema.
Leia o texto a seguir: "Não é papel da escola ensinar o aluno a falar: isso é algo que a criança aprende muito antes da idade escolar. Talvez por isso, a escola não tenha tomado para si a tarefa de ensinar quaisquer usos e formas da língua oral. Quando o fez, foi de maneira inadequada: tentou corrigir a fala "errada" dos alunos — por não ser coincidente com a variedade linguística de prestígio social —, com a esperança de evitar que escrevessem errado. Reforçou assim o preconceito contra aqueles que falam diferente da variedade prestigiada. " (BRASIL. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:Língua Portuguesa - 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 38. ) Com base na reflexão sobre o uso da língua, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Os gêneros orais se enquadram em todos os campos de atividade humana, o que resulta na necessidade de construir reflexões sobre tais práticas. ( ) Desconsiderar a oralidade e, consequentemente, as variedades linguísticas, gera um grave problema que é a descontextualização das práticas construídas socialmente. ( ) Para realizar um trabalho efetivo da oralidade, deve-se ensinar gêneros informais e formais que, em seu uso efetivo, necessitam de competências relacionadas às especificidades da fala. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Sagot :
Sua participação ativa é fundamental para nós. Não hesite em voltar e continuar contribuindo com suas perguntas e respostas. Juntos, construímos uma comunidade mais sábia. Suas perguntas encontram clareza no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.