IDNLearner.com, um lugar para respostas rápidas e precisas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados.

FESTA JUNINA NA ESPANHA ( fiesta junina)

Na Espanha, a celebração é honra São João Batista acontece na noite de 23 de junho, quando fogueiras são acessas e fogos de artifícios são lançados ponto na Costa do Mediterrâneo, especialmente na Catalunha e na comunidade valenciana, alimentos especiais como a coca de São João, também são servidos nesta ocasião.
Na Espanha, festa de São João não tem quentão, quadrilha e forró.

A tradição gastronômica manda que a festa seja adocicada pela Coca de San Joan, um bolo/pão que pode vir recheado com frutos secos, raspa de limão, castanhas ou cremes, sendo a comida típica desta data na Catalunha.

FOGUEIRA (HOGUERA)

Os espanhóis também não deixam as tradicionais fogueiras de fora, que são acesas após os desfiles com bonecos, cavaleiros, fogos de artifício e muitas apresentações culturais está sempre presente, de norte a sul do país.

Como a festa junina é comemorada na Europa?

Porém, a tradição dessas festas é remetidas ao paganismo e ao povo Celta, quando se celebrava o solstício de verão sempre próximo ao dia 20 de junho.Sendo assim, durante junho e julho, países como Portugal, Espanha e França realizam diversos eventos com direito a fogueira, balões, muita comida e danças típicas.

Os espanhóis costumam queimar móveis velhos, roupas objetos que já não são usados e só está por cima do fogo, fazendo um pedido.

Passa a noite ao redor dela, bebendo, conversando, tocando música e dançando com amigos, e coroa a festa com banho de mar ponto a data, comemorada na madrugada do dia 24 de junho, tem o peso de um ano novo por aqui ponto marca o início do verão, os dias mais longos do ano. E isso pode ser visto na explosão de fogos de artifício que colorem o céu quando a meia-noite se aproxima.

ONDE CELEBRAR O SÃO JOÃO NA ESPANHA

AS FOGUEIRAS DE ALICANTE
Bonecos de madeira e papelão ricamente decorados e coloridos viram cinzas nas fogueiras de São João, uma festa que atrai muitos turistas do mundo inteiro e que costuma durar toda a semana. Há também desfiles e festivais de fogos de artifício.

LANJARÓN GRANADA

A festa dura a semana inteira e ainda conta com um festival de presunto. A celebração mais importante é a corrida da água. À meia-noite, uma multidão sai correndo por um quilômetro e meio pelas ruas da cidade. As pessoas são molhadas pelos moradores e outros participantes.


PRAIAS DE CATALUNHA

Fuja de Barcelona. As praias ficam absurdamente lotadas e as pessoas completamente loucas. Vá para os povoados do interior, onde o clima será mais autêntico e agradável. Vilanova, Castelldefels e outras cidades praianas da região são destinos mais recomendáveis.

CAVALGADAS DE BALEARES

Em Menorca, uma multidão se reúne para ver o Jaleo, um espetáculo no qual cavaleiros fazem saltar os cavalos ao ritmo da música tradicional.

GALÍCIA- COMUNIDADE

As fogueiras são tradicionais em todos os povoados. Acredita-se que São João é uma noite mágica, na qual se espantam os maus espíritos. Também é costume preparar a queimada, uma bebida alcoólica feita de aguardente, açúcar, limão ou laranja que é queimada dentro de um caldeirão, enquanto se pronunciam palavras mágicas. Acredita-se que ela serve de proteção contra más energias.

Fogueiras de S. João (Hogueras de San Juan) são uma das mais tradicionais e animadas festas de Alicante, em Espanha. Realizam-se todos os anos, entre os dias 20 e 24 de junho, e são uma celebração que se dedica ao fogo (Alicante on Fire). Há bandas na rua, sempre com música, fogo de artifício, e os “Ninots” dão outro brilho à cidade.

Ninots- arte condenada a fogueira
que são os “Ninots”? São figuras humorísticas, realizadas manualmente, em papel, cartão e madeira, que ficam montadas em estruturas altas (como nos carros de Carnaval) e que são queimadas no dia 24 de junho. Existe sempre um “Ninot” adulto e outro infantil, que são salvos do fogo (indulto). Todos estão a concurso e ganham os mais bonitos e mais humorísticos, chegam antes de 30 m de altura.

Qual a razão da queimada dos "Ninot"

As estruturas são satíricas. Então, ao queimarem-se estão a arder os problemas. E, queimando o Mal, ficará somente Bem… Assim se acredita com a tradição. Na praia, no dia 23 de junho, à noite, fazem-se fogueiras no areal. As tradições podem variar, mas consegui perceber que a maior parte escreve, num papel, o que quer tirar de Mal da sua vida e o que quer de Bem. O papel vai para a fogueira e faz-se um banho de mar, com sete ondas. Mas, há muitas outras tradições e crendices… Cada pessoa faz a “queima” à sua maneira. Outros saltam às fogueiras também para “afastar males”, por mais um ano.



1) ELABORE 9 QUESTÕES SOBRE O TEXTO ACIMA.

(pode ser questões de marcar e completar também)​