IDNLearner.com, a plataforma que conecta perguntas a respostas de especialistas. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos.

1)
"Havia grande oposição, principalmente por parte dos militares ao governo de Floriano e também dentro do congresso, chegando Campos Sales (1863-1933) a apresentar, com o apoio do presidente, um projeto para regulamentar o estado de sítio para tentar conter as desordens. O governo pouco pode fazer como plano econômico ou social, já que o país se encontrava extremamente endividado e com alta inflação. Tentou via decreto melhorar a condição da população, reduzindo alugueis de residências operárias, barateando a carne e punindo aqueles que tentavam lucrar abusivamente com a venda de gêneros de primeira necessidade. Por essas soluções encontradas, fez com que parte da população apoiasse seu governo, num movimento que ficou chamado de florianismos.

FRACCARO, Laura Candian. História do Brasil República I. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019

Na sucessão de Floriano Peixoto, foi eleito, via voto direto, um civil de passado republicano, paulista, e que fora também ex-presidente da Constituinte Republicana chamado
Alternativas:
a)Gaspar Silveira.
b)Campos Sales.
c)Marechal Deodoro.
d)Júlio de Castilhos.
e)Prudente de Morais.
2)A presença, portanto, de coronéis e a força dessa das oligarquias podiam ser sentidas nas eleições, por exemplo. Constantemente fraudadas e contando com eleitores já falecidos como votantes, as eleições eram baseadas com violência e resultados que beneficiavam os coronéis locais. Esses últimos, por sua vez, conduziam seus trabalhadores aos locais de votação e se certificavam, por meio de violência e ameaças, que seus empregados votassem de acordo com sua vontade. O voto à época era aberto, o que facilitou o controle pelos coronéis. Esse tipo de voto, por ameaça, indicação ou violência, ficou conhecido como “voto de cabresto” e era amplamente disseminado pelo interior e capitais do território brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta o Presidente que dá início à política dos Estados:
Alternativas:
a)Campos Sales
b)José Maria
c)Prudente Morais
d)Antonio Conselheiro
e)Padre Cicero
3)Leia atentamente o excerto a seguir, retirado de um discurso de Getúlio Vargas proferido em 1930:

“A nossa organização republicana, conformada segundo a teoria dos compêndios e à qual o temperamento liberal do povo brasileiro emprestava prestígios doutrinários excessivos, deixava passar pelas malhas frouxas das suas leis os germes dissolventes que haveriam de enfraquecer e perturbar o processo evolutivo da nacionalidade. À sombra de tal regime que olhava o estado dos problemas básicos da sociedade, a política perdeu toda significação ideológica, em pouco se tornou simples atividade eleitoral, sujeita a fases cíclicas e circunscrita exclusiva e incondicionalmente à conquista e manutenção do poder.”

O texto de Vargas caracteriza a política implementada na chamada "República Velha" enquanto

Alternativas:

a)
uma forma de política cujo objetivo consistia em garantir as oligarquias no poder.

b)
uma política pública ofertada de maneira igualitária para todas as camadas sociais.

c)
uma política de diminuição da desigualdade, o que possibilitou a ampliação da economia em todo o país.

d)
aplicação coerente e progressista do liberalismo no país.

e)
prática de manutenção da estabilidade econômica do país.

4)
"Como chefe do Governo Provisório, Getúlio assumiu poderes ditatoriais, Além disso, os capitais acumulados com a exportação do produto garantiram o início da industrialização do país, ao menos na região Sudeste, dando ênfase a este momento. dissolvendo o Congresso Nacional, as assembleias legislativas e câmaras municipais. Sem fixar prazo, prometeu convocar eleições para uma Assembleia Constituinte encarregada de estabelecer novo ordenamento jurídico-político em substituição à primeira constituição republicana(...) Vargas concedeu anistia aos tenentes, instituiu o Tribunal Especial como órgão de justiça revolucionária e criou os ministérios do Trabalho, Indústria e Comércio e da Educação e Saúde".

FRACCARO, Laura Candian. História do Brasil República I. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.



Tendo em vista o contexto do Governo Provisório, analise as afirmativas:



I. Aos trabalhadores, leis foram promulgadas regulando o trabalho das mulheres e dos menores de idade e se estabeleceu o limite da jornada de trabalho diária em oito horas.

II. No plano econômico, o governo provisório descentralizou decisões.

III. Em 1932, Vargas instituiu o voto secreto, o voto feminino e criou a Justiça Eleitoral.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
I e III, apenas.

d)
I e II, apenas.

e)
II e III, apenas.


Sagot :

Agradecemos sua participação ativa. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos construir uma comunidade vibrante e enriquecedora, onde todos aprendemos e crescemos. Encontre soluções precisas no IDNLearner.com. Obrigado por confiar em nós com suas perguntas, e esperamos vê-lo novamente.