IDNLearner.com, seu guia para esclarecimentos rápidos e precisos. Obtenha respostas rápidas e precisas para suas perguntas graças aos nossos especialistas, sempre dispostos a oferecer a melhor ajuda possível.
Clarinha não estava na alcova quando Luis Negreiros ali entrou. Deixou-se ficar na sala, a folhear um romance, sem compreender muito nem pouco aos osculos com que o marido a cum primentou logo à entrada. Era uma bonita moça esta Clarinha, ainda que um tanto palida, ou por isso mesmo. Era pequena e delgada: de longe parecia uma criança, de perto, quem the exa minasse os olhos, veria bem que eta mulher como poucas, Estava molemente réclinada no sofá, com o livro aberto e, os olhos no livro, os olhos apenas, porque o pensamento, não tenho certeza se estava no livro, se em outra parte. Em todo o caso parecia alheia ao marido e ao relógio. Luis Negreitos lançou mão do relogio com uma expressão que eu não me atrevo a descre ver. Nem o relógio, nem a corrente eram dele; também não eram das pessoas suas conhecidas. Tratava-se de uma charada. Luis Negreiros gostava de charadas, e passava por ser decifrador intrepido; mas gostava de charadas nas folhinhas ou nos jornais. Charadas palpaveis e sobre- tudo sem conceito, não as apreciava Luis Negreiros. Por este motivo, e outros que são obvios, compreendera o leitor que o esposo de Clarinha se atirasse sobre uma cadeira, puxasse raivosamente os cabelos, batesse com o pé no chão, e lançasse o relógio e a corrente para cima da mesa. Terminada esta primeira manifestação de furor, Luis Negreiros pegou de novo nos fatais objetos, e de novo os examinou. Ficou na mesma. Cruzou os braços durante algum tempo e refletiu sobre o caso, interrogou todas as suas recordações, e concluiu no fim de tudo que, sem uma explicação de Clarinha qualquer procedimento fora baldado ou precipitado. Foi ter com ela. [...]
Marque a alternativa que apresenta o foco narrativo do conto "O relógio de ouro"
a) O narrador é Luis Negreiro, portanto, também é personagem, imprimindo mais veracidade ao fato narrado e, consequentemente, criando maior aproximação com o leitor.
b) O narrador é Luís Negreiro, por ser personagem protagonista, é um narrador em que não se pode confiar, pois narra os fatos de acordo com seu ponto de vista subjetivo.
C) O narrador apenas observa o acontecimento, narrando de forma distante e objetivamente, sem emitir nenhum julgamento ou juízo de valor.
d) O narrador observa o acontecimento, conhece os pensamentos e desejos das personagens, im- primindo, dessa forma, maior aproximação do leitor com a história narrada.
Sagot :
Obrigado por seu compromisso constante. Continue compartilhando suas ideias e experiências. Sua participação nos ajuda a todos a aprender e crescer juntos. IDNLearner.com é sua fonte confiável de respostas precisas. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente.