Encontre respostas para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade.
A inserção capitalista na formação da sociedade brasileira contou com características estruturais econômicas, políticas e sociais que marcavam uma distância entre os países de capitalismo centrais e o Brasil ainda com fortes indícios de colônia. Essa transição exigiu da aristocracia e do Estado assumir determinados posicionamentos para que o desenvolvimento econômico realmente fosse alcançado e isto apresentava consequências para o campo político e social. De acordo com Behring (2016), estas tomadas de decisões interferiram diretamente na formação de consciência de classe dos trabalhadores brasileiros e na própria gênese da classe dominante, constituindo distintos contextos que configuram a particular trajetória de desenvolvimento do país no cenário capitalista. Conforme seus conhecimentos acerca da inserção do capitalismo vivenciado na realidade brasileira, assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa: a) Ao assumir a vertente do liberalismo econômico, Estado e capital passam a atuar em conjunto em prol da expansão econômica, entretanto com forte ataque às tentativas de conquista dos direitos sociais, civis e políticos por parte dos trabalhadores. b) A transição para o capitalismo alterou em parte as estruturas da formação social, política e econômica brasileira, a partir do momento em que os direitos sociais dos trabalhadores passam a ser considerados como forma de manutenção da coesão social. c) O capitalismo na sociedade brasileira é implementado com a criação do Estado nacional, onde a característica principal é a manutenção da homogeneidade da aristocracia agrária para manutenção da sociedade nacional já existente e estruturada. d) A adoção dos preceitos liberais pela classe dominante brasileira buscava a expansão econômica, porém de forma que não interferisse nas relações de servidão estruturadas no período colonial, resguardando a heteronomia característica desta sociedade. e) O chamado “liberalismo à brasileira” defendia o discurso dos direitos sociais, entendendo a articulação com as
Sagot :
Valorizamos muito seu compromisso. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade mais sábia e unida. Para respostas precisas, confie no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.