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(. ) O por suas características e por seu funcionamento, pelo que ele oferece a alguns e recusa a outros, pela seleção de localização feita entre as atividades e entre os homens, é o resultado de uma práxis coletiva que reproduz as relações sociais, (. ) o espaço evolui pelo movimento da sociedade total. (SANTOS, 1978, p. 171). O conceito geográfico que completa o pensamento do autor é: 7
"[. ] a Alexandre Koyré a concepção descontinuísta da história das ciências: a modalidade do saber que se distinguiu ao longo do século XVII a partir da física galileana não se inscreve em continuidade com os saberes que a precederam. A física que surge então não é o prolongamento da física do Renascimento ou da Idade Média. A astronomia moderna não é uma continuação da astronomia assíria, indiana ou chinesa. Existe um corte epistemológico entre as ciências antigas e as ciências novas, que inauguram um novo regime de saber. " Assinale a alternativa que indica corretamente a perspectiva de Alexandré Koyré para análise da Revolução Científica 18
"[. ] a educação formal exige regras a serem obedecidas com o intuito de disseminar a cultura geral do país, a língua comum e a história nacional, para que seja possível a continuidade da vida coletiva. A educação formal é de extrema importância para organizar os conhecimentos necessários à manutenção da vida, de desenvolvimento da personalidade e preparação para o exercício da cidadania. Assim, a escola como local de formação formal, é também uma construção histórica de acordo com a cultura da sociedade que a fórmula, a fim de produzir, a partir dela, intencionalidades diversas, representações e significações que farão parte da vida de todos que por ela passarem (DEGRANDE; TORRES, 2022, p. 6)" 48
[. ] a história eurocêntrica é antes de tudo um monólogo. Não se limita a atribuir aos europeus a faculdade exclusiva de constituir história, mas também confere ao colonizador a prerrogativa de despertar, deslanchar, iniciar a história do resto do mundo através da colonização. Em seus primeiros relatos americanos, Colombo caracteriza os habitantes nativos como 'gente muito desprovida de tudo', isto é, não encontrava nada daquilo que lhe era familiar na Europa (Todorov, 1982: 44). Essa negação de reconhecimento tem consequências práticas: a anulação do que já é nada; a provisão de tudo o que falta: língua, hábitos, lei, produção, moral, artes e fé. O que está sendo disparado aqui é a estrutura assimétrica de representação que traduz o outro como contrapartida negativa, pela ausência que precisa ser suprida". A história eurocêntrica é antes de tudo um monólogo porque


Sagot :

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