IDNLearner.com, sua plataforma para todas as perguntas e respostas. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos do conhecimento.

- A estimativa análoga (também chamada de estimativa top-down) utiliza como base de cálculo para a estimativa do custo do projeto atual os custos reais de projetos semelhantes ocorridos anteriormente, sendo muito utilizada para estimar os custos de projetos com poucas informações, tendo a vantagem de ser mais rápida e mais barata do que outras técnicas, apesar de menos precisa.
- A estimativa paramétrica utiliza uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis para calcular uma estimativa para parâmetros (custo, orçamento e duração) de atividades do projeto, tendo a vantagem de ser bastante precisa. Por exemplo, se uma das atividades do projeto é colocar o piso em 50 metros quadrados e, se pelos dados históricos, é de conhecimento o custo de um metro quadrado de piso, estima-se o custo total desta atividade para o projeto.
- A estimativa bottom-up consiste em estimar o custo de cada pacote de trabalho da Estrutura Analítica do Projeto (EAP) de baixo para cima para chegar ao custo estimado total do projeto, ou seja, um item da EAP deve possuir a somatória de custo de seus subitens e assim por diante.