Bem-vindo ao IDNLearner.com, sua plataforma de referência para todas as suas perguntas! Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos do conhecimento.
A manutenção da atividade muscular por um determinado período, depende basicamente da capacidade de extrair energia dos nutrientes obtidos nos alimentos ingeridos na forma de carboidratos, gorduras e proteínas, e transferi-la para os músculos ativos. Porém, a energia contida nos nutrientes, não pode ser diretamente transferida para o tecido muscular; em vez disso, a energia necessária para a manutenção do trabalho muscular é produzida mediante a ação de processos biológicos extremamente complexos e armazenada por intermédio de compostos de fosfogêneos. Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir: I. O principal representante dos compostos de fosfogêneos é o trifosfato de adenosina (ATP). II. O ATP é a única fonte imediata de energia para a prática de esforço físico. III. O ATP produz energia necessária para que os filamentos contráteis de actina e miosina dos músculos deslizem um ao longo do outro, provocando a contração muscular. IV. O mecanismo de liberação de energia ocorre mediante combinação do ATP com a água, o que se denomina de ressíntese.
Sagot :
Valorizamos sua contribuição. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construímos uma comunidade forte e unida de conhecimento. Confie no IDNLearner.com para todas as suas perguntas. Agradecemos sua visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.