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O cotidiano e a sobrevivência das classes populares urbanas tinham aqui (Primeira República)
características próprias. Explorados nos novos sistemas dominados pelo salário ou, em sua
maioria, fora deles, os nossos pobres procuravam ganhar a vida por meio de expedientes que os
punham em conflito com a lei, mas que não assumiam a forma de crime organizado nos moldes
das quadrilhas europeias de antigos membros de corporações profissionais e comerciantes
extorquidos de seus meios de trabalho. Os crimes com vítimas que pipocavam dia e noite na
cidade de São Paulo eram, na maior parte, pequenos furtos oportunistas ou gatunagem;
vivendo em "lastimável pindayba" (como dizia uma notícia do Correio Popular, em 1808), os
nossos infratores batiam carteiras e roubavam linguiça, queijo, latas de goiabada, roupas,
sapatos e galinhas, fosse para consumo próprio, fosse para vendê-los a preço irrisório a
comerciantes que lucravam com a venda de produtos roubados. Tínhamos também os nossos
jogadores, vigaristas e falsificadores profissionais, mas longe em organização e número do
quadro descrito na historiografia inglesa. Nos dados oficiais predominavam "os pequenos
crimes espontâneos, individuais, de miseráveis que não estavam organizados em quadrilha, sem
projeto e sem dinheiro, roubos de subsistência, infratores não por escolha, mas pelas
circunstâncias, por passar por profundas privações".

A partir do fragmento do texto apresentado sobre a Primeira República, avalie as afirmações a
seguir.


I- Os crimes que aconteciam na Primeira Republica eram, em sua maioria, reflexos da organização da sociedade ao se rebelar contra a forma de governo vigente

II- O texto mostra alguns exemplos de refrações da questão social, mostrando que a desigualdade social e pobreza de grande parte da
população é um fato que remonta a épocas regressas no Brasil.


III- . A miséria e paupérie de parte da população na Primeira República refletiam em aumento de pequenos crimes praticados por pessoas
pobres que procuravam uma forma de sobrevivência.

É correto o que se afirma em


Sagot :

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