IDNLearner.com, a plataforma ideal para fazer perguntas e obter respostas confiáveis. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar no que for necessário.
As células do sistema hematopoiético, que inclui leucócitos, hemácias e plaquetas, estão constantemente em produção e liberação pela medula óssea. Quando há algum defeito genético que causa a proliferação excessiva, temos um quadro clínico conhecido como leucemia. As leucemias podem afetar tanto a linhagem mieloide quanto a linfoide e podem ter evolução crônica ou causar sintomas agudos.
A leucemia mieloide crônica (LMC) é uma doença de evolução lenta, e boa parte de seus casos apresenta o que é conhecido como cromossomo Filadélfia. Ele surge a partir de uma translocação entre os cromossomos 9 e 22, levando ao surgimento de uma proteína tirosina-quinase que estimula a proliferação excessiva das células mieloides, causando a leucemia.
Analise o caso descrito a seguir:
Nessa situação, responda:
a) Qual método de análise citogenética você escolheria nessa situação? Justifique sua escolha considerando as vantagens e desvantagens de cada técnica.
b) Considerando o acompanhamento de um paciente com LMC, qual seria a técnica mais indicada para identificar a resposta citogenética ao tratamento?
