IDNLearner.com, onde especialistas se reúnem para responder às suas perguntas. Nossa plataforma de perguntas e respostas é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas.

Leia o texto e responda o que se pede:

O PAPEL DO BIOMÉDICO NA SAÚDE PÚBLICA

Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. Ano 2, V. 2, Número Especial, jun, 2014

INTRODUÇÃO

Atualmente, destaca-se a crescente conscientização para que as diferentes áreas do conhecimento se integrem em prol do bem comum da sociedade, por meio de uma atuação multidisciplinar. Dentre os profissionais da saúde, encontra-se o biomédico, a quem compete atuar em equipes de saúde, a nível tecnológico e nas atividades complementares de diagnósticos.

ARGUMENTO 1

Ética, respeito ao ser humano e rigor científico: esses são os princípios que norteiam a rotina de trabalho de biomédico. Trabalhando de forma integrada com os demais profissionais da área e com as várias instâncias do complexo sistema de saúde, o biomédico atua como agente transformador da realidade em benefício da coletividade (CAMPOS, 2014).

ARGUMENTO 2

Ao se examinar o campo da prática biomédica, vários problemas tornam-se imediatamente aparentes: a insatisfação de pacientes e médicos, os custos crescentes de tratamentos e exames, a formação inadequada de recursos humanos, o mercantilismo e a competição entre os próprios profissionais da área, a precariedade dos programas de saúde, etc. – problemas graves e complexos que, entretanto, parece se banalizar, dada a frequência com a qual somos confrontados com eles no cotidiano (GUEDES C.R. et al, 2006).

ARGUMENTO 3

É evidente que nas últimas décadas, o sistema de saúde sofreu uma renovada dose de confiança, em paralelo ao avanço dos conhecimentos biomédicos aberto pelas novas possibilidades de estudo das doenças no nível molecular e genético. Contudo, esse sistema ainda traz questões como: (a) o seu crescente distanciamento da prevenção primária, pois, quanto mais se capacita para atuar sobre os efeitos da doença, mais se desaprende de como atuar sobre os seus determinantes; (b) os seus efeitos iatrogênicos, dos quais se reforçam evidências, (c) por fim, os seus custos crescentes, que não somente tornam as perspectivas macroeconômicas desse sistema sombrias, como também são bases das iniquidades de acesso, mesmo nas economias desenvolvidas (BARRETO, 2004).

CONCLUSÃO

A saúde pública no cenário brasileiro conquistará maior êxito na medida em que houver uma real interação entre profissionais envolvidos. Esta proposta permeia a proposta do PET/Saúde, que prevê o envolvimento dos acadêmicos de graduação da área da saúde na vivência das práticas profissionais, através de um aprendizado que integre ensino, pesquisa, extensão e comunidade, de forma interdisciplinar e multiprofissional; além de propiciar o desenvolvimento de ações em saúde, produção de conhecimento e pesquisas, de acordo com as necessidades e prerrogativas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Analisando a estrutura do texto, pode-se afirmar que se trata de um texto dissertativo. Isto porque:

Escolha uma opção:

a.
O texto apresenta o assunto de forma sentimental, emotiva;


b.
Os argumentos são todos falaciosos;


c.
O texto apresenta a estrutura: introdução, argumentos e conclusão; trata de um assunto de forma referencial, focado no assunto; apresenta argumentações diversas, o que torna o texto mais consistente.


d.
O texto está escrito de modo informal, é de fácil compreensão, como deve ser o texto dissertativo.


e.
Há introdução, parte que apresenta tema e argumentos. Há um só tipo de argumento no desenvolvimento; na conclusão, fecha-se o assunto;