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2) Leia o trecho do texto a seguir:
Q⭑
"A lírica sobreviveu no nosso século como força de resistência, manifestação humana, com a qual nossa época reage contra a dominação
instrumental e funcional. Neste nosso mundo eletrônico
, a poesia aparece como um reduto, um gueto de emoção humana contra este
horizonte armado, metalizado, onde a poesia lírica acontece
como subjetividade rebelde, enternecendo os duros corações [...] Falando de si,
o poeta lírico fala por todos nós, nos seus ritmos e
imagens. Não conta nossa história, mas recorda as emoções do passado, na dificuldade
solitária do vazio presente. O lírico é sempre
um solitário, como todos no mundo individualista moderno (e talvez 'pós'). O lírico levanta a
subjetividade rebelde amante, contra a
insipidez do tempo presente. Mas sem grito. Sua disposição resta em não perturbar a subjetividade
do silêncio, de onde vem sua melodiosa voz
. O lírico não revoluciona. A lógica e a coerência não se querem líricas. A lírica reage à
racionalidade da lógica dos controladores
, da certeza imparcial, impessoal. À brutalidade econômico-militar, a lírica opõe a emanação de seu
melodioso aceno de ternura e afetividade
. A emoção solitária, isolada, no clima de intimidade e da confissão das frases soltas, das palavras e
sugestões imprecisas, mais
musicais do que significativas de ideias. A poesia pode comunicar-se na sua musicalidade, mais sentida do que
compreendida
. Pois na música está seu elemento significativo essencial [...] Musicalidade e subjetividade caracterizam o gênero lírico"
(SAMUEL, 2011, p.38 e
39, grifo do autor).
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini...[et al]. 7.ed. São Paulo:
Hucitec
, 2014.
O autor argumenta sobre a lírica. Tendo isso em mente considere as afirmações:
( ) A permanência da lírica se deve à sua capacidade de evolução diante das transformações externas.
Na poesia a construção matemática da versificação surte mais efeito do que
M


Sagot :

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