Descubra respostas claras para suas perguntas no IDNLearner.com. Descubra uma ampla gama de tópicos e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade.

Você estudou que em um gênero pode ocorrer a mistura de diferentes tipologias textuais. Baseando-se nesse estudo, leia o fragmento, a seguir, extraído do romance Vida Secas de Graciliano Ramos:



Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. Na verdade, falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas.

Uma das crianças aproximou-se, perguntou-lhe qualquer coisa. Fabiano parou, franziu a testa, esperou de boca aberta a repetição da pergunta. Não percebendo o que o filho desejava, repreendeu-o. O menino estava ficando muito curioso, muito enxerido. Se continuasse assim, metido com o que não era da conta dele, como iria acabar? Repeliu-o, vexado:

___ Esses capetas têm ideias... (RAMOS, 2003, p.20).



Considerando o fragmento e que nele ocorre trechos com tipologias diferentes, analise as afirmativas a seguir:



I) No primeiro parágrafo, há a predominância da tipologia descritiva, em que o narrador evidencia características físicas e subjetivas acerca do personagem Fabiano.

II) No segundo parágrafo, há a predominância da tipologia narrativa, haja vista que o narrador mostra ações desencadeadas pelos personagens (Fabiano e seu filho).

III) A descrição de Fabiano limita-se aos aspectos físicos, sem contemplar sua subjetividade, e muito menos compor traços de sua personalidade, por isso nada contribui com a compreensão do leitor, em relação às ações desse personagem.

IV) A descrição de Fabiano colabora para a compreensão do leitor em relação às ações desse personagem, uma vez que sua pouca desenvoltura com a língua é coerente com a maneira com que lida com o filho na cena, marcada pela banalização do diálogo, por meio da incompreensão e repreensão das ideias.



Estão corretas as afirmativas:


I e II;


II e III;


III e IV;


I, II e IV


I, II, III e IV.
me ajudaaa