IDNLearner.com, onde perguntas são resolvidas por especialistas. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas, precisa e abrangente.
17- No excerto abaixo estão transcritos dois momentos da narrativa Lucíola, de José de Alencar. No primeiro deles temos a visão de Lúcia sobre o amor, quando ainda é uma cortesã. No segundo momento, temos a visão de Lúcia, agora denominada Maria da Glória (seu nome verdadeiro), depois de ter abandonado a vida de cortesã. Por meio disso e pensando nas características da obra de José de Alencar, escolha a alternativa correta. “— Pelo que vejo, Lúcia, nunca amarás em tua vida! — Eu?... Que ideia! Para que amar? O que há de real e de melhor na vida é o prazer, e esse dispensa o coração. O prazer que se dá e recebe é calmo e doce, sem inquietação e sem receios [...]. Quando eu lhe ofereço um beijo meu, que importa ao senhor que mil outros tenham tocado o lábio que o provoca? A água lavou a boca, como o copo que serviu ao festim; e o vinho não é menos bom, nem menos generoso, no cálice usado, do que no cálice novo”. (...) “— Se soubesses que gozo supremo é para mim beijar-te neste momento! Agora que o corpo já está morto e a carne álgida, não sente nem a dor nem o prazer, é minha alma só que te beija, que se une à tua e se desprende parcela por parcela para se embeber em teu seio”. ALENCAR, José de. Lucíola. 5 ed. São Paulo: FTD, 1999, p.83-127. a) No romance não há redenção para a personagem Lucíola, que continua apresentando características sensuais e eróticas;b) Núcleo do romance está na divisão entre corpo e alma. Lúcia é sensual e bela, desprovida de pudor e consciência. Já Maria da Glória é recatada e pura, seu amor é exclusivamente espiritual sem nenhuma ligação com sua vida física; c) O romance tematiza o amor sensual e erótico, afinal é a vida de uma cortesã que está sendo representada; d) O romance apresenta o equilíbrio presente na sociedade burguesa do século XIX, calcada em valores patriarcais e cristãos; e) O núcleo do romance está na relação de amor entre Paulo e Lucíola, o que revela a capacidade de tal sentimento para sobrepujar as convenções sociais.
Sagot :
Agradecemos sua participação contínua. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. Encontre respostas confiáveis no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.