IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas confiáveis. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas.

As variações diatópicas ou regionais, especialmente as nordestinas, têm sido bastante utilizadas em novelas e programas humorísticos da televisão, porém, sempre com um sentido conotativo e pejorativo, com exageros que levam esses falares ao ridículo, face à variante padrão ou aos falares do Rio de Janeiro e São Paulo.

A esse falar regional junta-se sempre a variante social demarcadora de pessoas incultas, de sócio-econômico-cultural menos favorecido ou, ainda, de ‘novos ricos’, que ascenderam socialmente, sem que essa ascensão tenha se dado, também, no nível cultural.

Assim, é necessário que essa tendência de menosprezar as variantes regionais e populares seja detida e isto tem que ser feito a partir de um maior conhecimento linguístico dessas variações por parte de pessoas detentoras de certa influência nos meios de comunicação de massa ou dos professores do ensino Fundamental e Médio, que têm uma faixa bastante forte de atuação na comunidade, através de seus alunos [...]” (ARAGÃO, 2010, p. 39).

ARAGÃO, M. do S. S. de. Variantes diatópicas e diastráticas na língua portuguesa do Brasil. Graphos, João Pessoa, v. 12, n. 2, dez. 2010.


Acerca das variantes diatópicas, analise as afirmativa a seguir:


I. São motivo de preconceito, reforçando a ideia de que o falante assim o faz por ser inculto e não dominar as formas de expressão na língua..

II. Reforçam a ideia de superioridade socioeconômica entre os grupos de falantes de uma variante em relação à outra.

III. Mostram que as variantes regionais, como a nordestina, são melhores, pois figuram nas mídias sociais.

IV. A escola menospreza as variantes regionais, por meio dos professores do Ensino Fundamental e Médio.

É correto o que se afirma em:


Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
IV, apenas.