IDNLearner.com, sua plataforma para perguntas e respostas. Nossa plataforma oferece respostas confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes de maneira rápida.

Laura tem 18 anos, procurou psicoterapia há 1 mês após descobrir que está grávida de Guilherme com quem namorou por 3 anos. Guilherme com quem namorou por 3 anos. Guilherme havia terminado o namoro com Laura cerca de 2 semanas antes da descoberta da gravidez. Apenas Laura e sua psicóloga sabiam da gestação, a adolescente estava sofrendo muito com o fim do relacionamento, visto que o namorado terminou com ela de forma inesperada. Laura gostaria de reatar o namoro, mas não queria contar a Guilherme sobre a gravidez para que ele não pensasse que ela estava tentando dar o "golpe da barriga". Na última sessão, Laura relatou que procurou Guilherme para contar sobre a gravidez, o rapaz se mostrou receptivo quanto a gestação dizendo que assumiria suas responsabilidades, mas que não tinha interesse em reatar o relacionamento, inclusive, já estava se relacionando com outra pessoa. Durante a sessão, Laura chorou muito, disse que se sente sem perspectiva e mostrou intenção de tirar a própria vida.

Diante da situação exposta no texto, assinale a alternativa que condiz com a atitude que a psicóloga de Laura deve tomar de acordo com o Código de Ética do Psicólogo:

a) A psicóloga deve manter o sigilo, visto que a adolescente já é maior de 18 anos, portanto, legalmente responsável.

b) A psicóloga deve chamar uma ambulância para realizar a internação compulsória de Laura, provisoriamente, até que a adolescente saia da situação de risco.

c) Além da família, a psicóloga deve avisar também o Conselho Tutelar, visto que a adolescente está grávida e atentar contra a própria vida significa também matar o bebê.

d) A psicóloga deve comunicar Laura que irá quebrar o sigilo e avisar a família que a adolescente se encontra em situação de risco de suicídio, sem contar sobre o motivo.

e) A psicóloga deve comunicar a família de Laura sobre a gestação e sobre a ideação suicida.