IDNLearner.com, sua fonte de respostas precisas e confiáveis. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos.

Faça um pequeno resumo sobre a guerra de Anglo-Zulu:

Quais foram as causas da guerra?
O conflito teve origem nas ambições britânicas de expansão na África Austral, depois de terem obtido o controlo da colónia do Cabo no rescaldo das guerras napoleónicas
A descoberta de jazidas de diamantes no interior despertou o interesse por esta região e, a certa altura, os britânicos decidiram ampliar o seu controlo sobre todo o Sul do continente africano mediante a criação de uma federação de estados e áreas tribais.Para isso teriam, contudo, que lidar com as repúblicas dos Boeres, ou seja, os descendentes dos colonos holandeses, e vários povos e reinos africanos. O principal obstáculo a este projeto era o reino dos Zulus, que possuía um estado centralizado e um exército com alguma dimensão.
As autoridades britânicas tomaram partido das rivalidades e tensões que existiam entre as várias potências e provocaram vários incidentes com o objetivo de forçar Cetshwayo à guerra. A emissão do ultimato, em dezembro de 1878, foi o derradeiro passo de uma estratégia de pressão e de provocação, que acabou por levar à intervenção militar naquele reino.