IDNLearner.com, seu guia para esclarecimentos rápidos. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados.

Apostar na educação corporativa é uma estratégia bastante eficiente quando o assunto é a busca pelo desenvolvimento de novas habilidades e competências por parte dos colaboradores, com foco no alcance dos objetivos e metas estabelecidos. Sendo assim, é necessário entender como mensurar o ROI (retorno do investimento) em treinamentos, já que se trata de uma fórmula matemática que aponta se os investimentos realizados nessas ações vêm gerando resultados positivos.



ROI em treinamento e desenvolvimento serve justamente para colaborar com o setor de RH na busca pela comprovação a respeito das metodologias aplicadas, oferecendo dados e comparações lógicas para sobre os objetivos pretendidos e os alcançados — ou se existe a necessidade de realizar mudanças e fortalecer as práticas já implementadas para que as expectativas sejam superadas.



Tendo como referência o conteúdo estudado sobre aprendizagem organizacional, leia as afirmativas a seguir.



I - No caso de o gestor não utilizar a participação de fornecedores externos no desenvolvimento na capacitação da equipe não há como medir o ROI, pois não há custos envolvidos.



II - A era digital possibilitou às pessoas o acesso à informação de forma instantânea, logo, o processo de aprendizagem precisa ir além disso e promover a prática, a customização e a aplicabilidade imediata do conteúdo.



III - Muitos gestores não compreenderam a importância de manter a aprendizagem viva dentro de sua gestão e preferem terceirizar isso para o RH.



IV - Medimos o retorno do investimento por meio de uma métrica conhecida no mercado como “Return Over Investment” (ROI).

Está correto o que se afirma em: