Participe do IDNLearner.com e encontre respostas comunitárias. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas para todas as suas perguntas importantes e resolver suas dúvidas.

Para concretizar de fato o controle social sobre as políticas públicas, é necessário superar alguns desafios que limitam a realização plena deste direito. Destacamos, em primeiro lugar, a necessidade de superação de uma cultura política autoritária, que historicamente marcou as relações de poder no Brasil. Muitos governos concordam, em princípio, com a participação, mas, na prática, agem sem levá-la em conta. O mesmo vale para a população, que muitas vezes “pede” pela participação, mas, na prática, fica esperando um líder que resolva tudo, sem que precise se envolver muito com as questões.

​REPENTE: Participação Popular na Construção do Poder Local. Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais -
no 29 - Agosto/08. Disponível em:

Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

Vale ressaltar que a sociedade civil, assim como a classe trabalhadora não é homogênea e sobre as tensões de uma sociedade desigual, egoísta, individualista, fragmentada em classes, decorrente do sistema capitalista. Portanto, não se pode ter uma visão romântica de que todos os representantes da sociedade civil defendem os mesmos princípios e o interesse público. Ou que o Estado é o comitê executivo da burguesia e portanto deve ser combativo.

PORQUE

​É necessário avançar nesse debate e não ser messiânico e nem fatalista, mas entender que tanto a sociedade civil como o Estado são permeados de contradições, justamente por sofrerem influência e reproduzir a ideologia dominante, mas mesmo em meio as dificuldades, existem possibilidades e lutas a serem travadas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3: A asserção I é uma proposição proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.