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A Ética de Aristóteles é caracterizada como "eudaimônica" por apresentar a felicidade como conceito central, que deve ser entendido também como bem-estar propiciado por uma escolha ou ação e contentamento com relação à vida. Acompanha o sentimento de que o que foi feito foi bem feito, realizou o bem, a virtude. A felicidade, para Aristóteles, é a forma do bem, do sumo bem, realização máxima de todas as virtudes. Um fim em si mesmo, buscado em todas as nossas escolha e ações. CATANEO, M. E. Ética clássica - livro didático. UnisulVirtual: Palhoça, 2011. Veja as seguintes passagens do livro a Ética a Nicômaco (ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Martin Claret: São Paulo, 2001. ) Passagem I "tanto o vulgo como os homens de cultura superior dizem que esse bem supremo é a felicidade [. ] porém, divergem a respeito do que seja a felicidade [. ] Voltemos ao bem [. ] ele é a finalidade em todas ações e propósitos, pois é por sua causa que os homens realizam tudo o mais. Se, pois, existe uma finalidade visada em tudo o que fazemos, tal finalidade será o bem atingível pela ação, e se há mais de uma, serão os meios atingíveis por meio dela". (ARISTÓTELES, 2001, p. 19-25). Passagem II "o bem do homem vem a ser a atividade da alma em consonância com a virtude [. ] Mas é preciso acrescentar ‘em uma vida inteira’, pois uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um dia só, ou um curto espaço de tempo, não faz um homem feliz". (ARISTÓTELES, 2001, p. 27). Passagem III "[. ] a felicidade necessita igualmente dos bens exteriores, pois é impossível, ou pelo menos não é fácil, praticar atos nobres sem os devidos meios. Em muitas ações usamos como instrumento os amigos, a riqueza e o poder político; e há coisas cuja ausência empana a felicidade - como a estirpe, a boa descendência, a beleza. De fato, o homem de muito má aparência, ou malnascido, ou solitário e sem filhos, não tem muitas probabilidades de ser feliz [. ] Como dissemos, pois, o homem feliz parece necessitar também desse tipo de prosper
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