IDNLearner.com, onde a comunidade encontra soluções. Nossa plataforma oferece respostas confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes de maneira rápida.

Leia o texto a seguir. A Revolução Francesa foi um marco histórico do século XVIII que deu origem à História Contemporânea e colocou fim ao Antigo Regime. Suas consequências políticas (profundas em todo o mundo ocidental) e a ascensão política da burguesia, conjuntamente com a despersonalização do poder real dos monarcas, assinalam também o início do constitucionalismo moderno.

Considerando essas informações, tal contexto histórico ficou caracterizado essencialmente:

a. Por uma conquista jurídica importante materializada na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que foi a síntese da visão absolutista do homem.
b. Por uma reafirmação dos privilégios do clero e da nobreza, que foram prontamente reestabelecidos após a queda da Bastilha.
c. Pela queda da Bastilha (antiga prisão do Estado absolutista tomada de assalto por revolucionários), mas, em seguida, retomada por guardas do poder real.
d. Por enfraquecimento temporário do poder dos monarcas, os quais não sofreram consequências mais drásticas após a Revolução.
e. Por uma ruptura estrutural irreversível, pois a burguesia, até então privada de poder político, rebelou-se de modo radical, tornando-se senhora do Estado.