Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e comece a obter respostas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.

Categorias metodológicas são aquelas que constituem a teoria que vai informar a maneira pela qual o pesquisador trabalha o seu objeto. Se ele o toma em sua totalidade, se refere a uma categoria metodológica. Se ele contextualiza seu objeto, estará respeitando a categoria metodológica de historicidade. Se ele optar pelo estudo de seu objeto na relação que se estabelece em seu pensamento, entre os aspectos pelos quais tomou esse objeto, e verificar que as relações estudadas se apresentam numa relação de tensão, terá chegado à dialética, que é uma concepção que tem nessas categorias metodológicas as principais leis: a contradição, a totalidade e a historicidade. Acrescentamos aqui a historicidade, em função da intencionalidade do pesquisador. Se a sua intenção é reunir as condições teóricas para propor uma transformação da realidade, então a concepção dialética da História deve ser considerada.



WACHOWICZ, Lílian Anna. A dialética na pesquisa em educação. Revista diálogo educacional. v. 2, 2001 (adaptado).



Considerando o método dialético, avalie as asserções a seguir.



I. O ponto de partida do método é a análise crítica do objeto da pesquisa, de fatos e fenômenos, para encontrar as determinações que fazem o objeto ser o que é.



II. É empregado na pesquisa qualitativa, considerando os fatos ou fenômenos dentro de um contexto social, conforme as suas contradições.



III. O pesquisador apreende a realidade por meio das noções de totalidade, contradição e mudança.