Descubra a comunidade do IDNLearner.com e obtenha respostas. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas, projetada para ser precisa e abrangente.
Oi gente me ajudem a responder e uma explicação da resposta pvfr
Cântico do calvário (à memória de meu filho)
Eras na vida a pomba predileta Que sobre um mar de angústias conduzia O ramo da esperança. Eras a estrela Que entre as névoas do inverno cintilava. Apontando o caminho ao pegureiro. Eras a messe de um dourado estio.. Eras o idilio de um amor sublime. Eras a glória, a inspiração, a pátria O porvir de teu pai! Ah! no entanto, Pomba, varou-te a flecha do destino! Astro, engoliu-te o temporal do norte! Teto, caiste! Crença, já não vives! []
Como eras lindo! Nas rosadas faces Tinhas ainda o tépido vestigio Dos beijos divinais, nos olhos langues. Brilhava o brando raio que acendera A bénção do Senhor quando o deixaste! Sobre o teu corpo a chusma dos anjinhos, Filhos do éter e da luz, voavam, Riam-se alegres, das caçoilas niveas Celeste aroma te vertendo ao corpo! E eu dizia comigo: teu destino Será mais belo que o cantar das fadas Que dançam no arrebol, mais triunfante Que o sol nascente derribando ao nada Muralhas de negrume!... Irás tão alto
Mas não! Tu dounes no infinito selo Do Criador dos serest tu me lalas Na voz dos ventos, no chorar das aves, Talvez das ondas no respiro flèbil!
Tu me contemplas là do céu, quem sabe, No vulto solitário de uma estrela, E são teus raios que meu estro aquecemi Pois bem! Mostra-me as voltas do caminho! Brilha e fulgura no azulado manto, Mas não te arrojes, lágrima da noite, Nas ondas nebulosas do ocidente! Brilha e fulgura! Quando a morte fria Sobre mim sacudir a pó das asas, Escada de Jacó serão teus raios. Por onde asinha subirá minh'alma.
1. Cântico do calvário é uma elegia, ou seja, um poema voltado para assuntos tristes,
relacionados com a perda. a) Qual o sentido da palavra calvário. O que faz lembrar o título do poema? b) Sabendo desse significado, que carga dramática se antecipa, já no título do poema?
2. Através de quais versos, na primeira estrofe, fica claro que o eu poético é um pai que se dirige a um interlocutor, que é seu filho?
3. Na primeira estrofe, um elenco de metáforas enfatiza a importância do filho para o pai. Qual é a metáfora presente nos primeiros versos?
4. a) a imagem do brilho:
Apresente outras metáforas na primeira estrofe que traduzem:
b) a ideia do futuro:
c) a imagem de felicidade.
5. Na estrofe que se inicia pelo verso "Como eras lindo": a) a que é comparado o nascimento da criança? Que elementos do trecho sustentam essa ideia?
b) que destino o eu lírico imaginava para a criança?
6. No último fragmento do poema, o eu lírico mostra a sua grande perda. O filho, que já não existe na Terra, é localizado no espaço etéreo.
a) Onde o eu poético imagina que o filho esteja?
b) O eu poético imagina que seja possível dialogar com o filho. Que versos podem
comprovar essa hipótese? Que pedido faz ao filho? c)
d) Qual é a promessa do eu poético no final?
7. Considerando as motivações de Cântico do calvário, qual o aspecto maior que o en- quadra como um poema ultrarromântico? Justifique a resposta.
Sagot :
Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. IDNLearner.com é sua fonte confiável de respostas. Agradecemos sua visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.