Junte-se ao IDNLearner.com e acesse uma mina de conhecimento. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade, sempre dispostos a ajudar em qualquer tema.
Pergunta 1 0,45 Pontos Na história da literatura brasileira, o índio foi representado de várias formas, de acordo com o período e a intenção de cada autor. No livro da disciplina, temos uma reflexão a esse respeito: “Também desde nossos primeiros escritos, já aparece aos olhos do invasor que “o índio, como um ser bárbaro, deveria ser domesticado; por não ter a fé do colonizador, deveria ser catequizado; dado o número incontável deles, seria mão de obra abundante” (SANTOS, 2009, p.16). Já na Carta do Descobrimento, Caminha escreve ao rei Dom Manuel que o melhor fruto a tirar da nova terra seria “salvar esta gente”, pois, “não lhes falece outra coisa para ser toda cristã, senão entender-nos” (OLIVIERI & VILLA, 2000, p.24).” Kirchof, Edgar Roberto Literatura brasileira / Edgar Roberto Kirchof. - 1. ed. - Curitiba, PR : IESDE Brasil, 2016. Página 279. No trecho, vemos dois exemplos que demonstram como a representação dos indígenas está condicionada ao ponto de vista do autor. No início do século XX, Oswald de Andrade, um dos ícones do nosso Modernismo escreveu o seguinte poema: Erro de português Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português ANDRADE, Oswald. Pau Brasil. São Paulo: Edusp, edição fac-similar sem data. A partir do poema e das reflexões apresentadas, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: O poema de Oswald não problematiza a representação do índio, já que seu foco é fazer piada a partir da acentuação, de acordo com a norma padrão. A representação do índio é feita de maneira naturalista na poesia de Oswald, já que o escritor privilegiava essa estética. A relação criada no poema a partir dos verbos “vestir” e “despir” representa uma visão mais positiva ao índio em relação ao português, quebrando com uma visão colonizadora. A representação do índio no poema é construída a partir da ironia e do humor, como ocorre em um texto fundamental da literatura b
Sagot :
Agradecemos cada uma de suas contribuições. Seu conhecimento é importante para nossa comunidade. Volte em breve para continuar compartilhando suas ideias. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas claras e concisas, então visite-nos novamente em breve.