Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e comece a obter as respostas de que precisa. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a compreender e resolver qualquer problema que você enfrente.

“A velhice não é doença. É uma etapa da vida com características e valores próprios, em que ocorrem modificações no indivíduo, tanto na estrutura orgânica quanto no metabolismo, no equilíbrio bioquímico, na imunidade, na nutrição, nos mecanismos funcionais, nas características intelectuais e emocionais.” (Zaslavky & Gus, 2002) Hoje, no Brasil, os idosos somam mais de 15 milhões da população e essa proporção tende a aumentar a cada ano, com as propostas de promoção para a saúde voltadas a essa população. Sendo assim, há necessidade de profissionais de saúde atentos a essa demanda e preparados para enfrentá-la. Assinale a afirmativa correta sobre o tema:
A- Durante a avaliação fisioterapêutica inicial do paciente idoso, é fundamental a utilização de questionários, como a escala funcional de Yessavage e MEEM, que são destinadas a compreensão imediata da capacidade funcional do indivíduo por meio de suas habilidades nas AVD’s e AIVD’s.

B-São consequências do envelhecimento no sistema respiratório: aumento do reflexo da tosse, diminuição da FC e aumento da FR em resposta à hipoxemia e hipercapnia, redução do transporte mucociliar e hiporesponsividade dos quimioreceptores periféricos e centrais.

C- A síndrome do imobilismo que tanto acomete os idosos, manifesta-se apenas por disfunções neurológicas, osteoarticulares e cardiovasculares, por serem geralmente as mais incapacitantes.

D-A osteoporose é muito comum nessa fase e está associada ao grande risco de queda e fraturas. As fraturas de antebraço e costelas estão entre as mais comuns nos idosos e são as grandes causas de imobilização e dependência física.

E- As demências são doenças neurológicas responsáveis por mais de 50% das admissões em casas de repouso, leva a um quadro de diminuição progressiva da função cognitiva e têm etiologia variada entre elas: falta de vitaminas, hipotireoidismo e infecções.