Participe do IDNLearner.com e receba respostas detalhadas. Descubra uma ampla gama de temas e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade, sempre disponíveis para você.
1- Leia o texto a seguir. "Para o resto da América, os Estados Unidos serviriam como exemplo, uma Independência concreta e possivel passou a ser grande modelo para as colônias ibéricas que desejavam se separar das metrópoles. Para os Indios, a Independência foi negativa, pois, a partir dela que aumentou a pressão expansionista dos brancos sobre os territórios ocupados pelas tribos indígenas. Para os negros escravos, foi um ato que em si nada representou [...]. Com todas as limitações, o movimento de independência significava um fato histórico novo e fundamental, a promulgação da soberania "popular" como elemento suficiente forte para mudar e derrubar formas estabelecidas de governo, e da capacidade, tão inspirada em Locke, de romper o elo entre governantes e governados quando os primeiros não garantissem aos cidadãos seus direitos fundamentais". KARNAL, Leandro. A formação da nação. In: KARNAL, Leandro (org). História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007, p.94-96 Considerando as repercussões do processo de Independência dos Estados Unidos, a) Identifique as razões pelas quais o autor considera que ela serviu de modelo para o restante da America b) Explique porque podemos afirmar que a emancipação dessa nação teve significados diferentes as comunidades
Sagot :
Obrigado por seu compromisso com nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e experiências. Sua participação nos ajuda a todos a aprender e crescer. Suas perguntas são importantes para nós no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.