Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e comece a obter respostas. Encontre soluções detalhadas para suas consultas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em múltiplas áreas do conhecimento.

I. Ênfase na subjetividade: é uma das armadilhas que pode deixar o recrutador deixar se levar pela simpatia e não pelos fatores objetivos ligados às necessidades da vaga.

II. Armadilha do Desconhecimento do cargo: não saber exatamente o que o cargo exige e que tipo de candidato é mais adequado pode fazer o selecionador se guiar por estereótipos do que o recrutador achar que seja um bom candidato. Embora o selecionador não precise conhecer em profundidade as competências e requisitos humanos necessários ao bom desempenho do cargo.

III.Confundir o melhor candidato com o candidato mais qualificado para o cargo também é uma armadilha comum, por isso é preciso lembrar que nem sempre o melhor candidato é o mais indicado para o cargo em questão. As competências de uma pessoa podem estar aquém ou além do que se necessita, dependerá da posição a ocupar.

IV. Efeito halo: é a tendência a atribuir características positivas, sem bases objetivas, a pessoas que tiveram resultados positivos, da mesma forma no caso negativo. As crenças e valores do selecionador podem levá-lo a uma distorção na percepção do candidato apegando-se a uma característica positiva ou negativa deste, neutralizando os demais e o levando a cair nesta armadilha voltada para sua percepção.