Participe do IDNLearner.com e encontre respostas comunitárias. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas detalhadas para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

Graças as tecnologias da Terceira Revolução Industrial, vivemos em um mundo em que os fluxos Slobais se dão cada vez em maior intensidade. Algumas dessas tecnologias, como as relacionadas a informática e as telecomunicações, permitiram às empresas que coordenassem seus processos produtivos a distâncias cada vez maiores. Logo, houve maior transferência da produção industrial para os paises subdesenvolvidos, principalmente aqueles que mais se valeram de estratégias como incentivos fiscais, salários baixos, flexibilizações na legislação trabalhista incluindo nessa última c surgimento de novas modalidades de trabalho, como ○ terceirizado. Assim, os mais diferentes espaços do planeta passaram a competir entre si para o recebimento desses investimentos. Junto da maior difusão da indústria, assistimos à precarização do trabalho, que é bastante evidente. Embora a reportagem evidencie a preocupação do Estado brasileiro com ○ tema, procurando punir os casos de trabalho análogos à escravidão, é evidente que muitas empresas se valem de estratégias desumanas para competir nesse cenário de extrema concorrência global.

1 = Deparamo-nos, então, com uma grande questão: se, por um lado, a terceirização é capaz de aumentar a competitividade das empresas e contribuir para a manutenção do emprego, por outro lado, frente a esse cenário avassalador de competição em escala global, não seria ela perversa para o trabalhador, colaborando para o aumento da desigualdade social?


2. Teria a Terceira Revolução Industrial, ao criar as bases técnicas para a desconcentração industrial, colaborado para o aumento da desigualdade? Ainda mais se considerarmos os inúmeros postos de trabalho perdidos com os processos fabris cada vez mais automatizados, com a utilização de robôs e computadores?​