Encontre respostas para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas.

Antônio Flávio Barbosa Moreira é considerados um dos maiores pesquisadores e teóricos em teorias curriculares. O texto abaixo descreve algumas ideias da vertente crítica de currículo.

“Esse pesquisador em currículo de perspectiva crítica elege definitivamente o campo do currículo como objeto de estudo em diferentes pesquisas que se seguem em sua trajetória acadêmica. Sem desconsiderar aqueles(as) que o precederam – e que tanto se empenharam em escrever sobre a elaboração, a organização, o planejamento e o desenvolvimento dos currículos –, suas produções teóricas refletem influências de toda a teorização crítica em Educação e especialmente da teorização crítica em currículo. As categorias usadas em seus estudos dos anos 1980 e 1990 são aquelas usadas também em estudos críticos de currículo de diferentes países: poder, ideologia, conflitos de classe, emancipação, resistência, controle social. Sua preocupação é tornar as nossas produções curriculares mais críticas, problematizadoras e articuladas com o projeto de emancipação das classes populares.” (PARAÍSO,2010,14) Fonte: PARAÍSO, Marlucy Alves, et al. Antônio Flávio Barbosa Moreira. Pesquisar em Currículos. Belo, Horizonte 2010 [Minha Biblioteca].

O texto descreve a teoria crítica do currículo na obra de Tomaz Tadeu da Silva. São conceitos da teoria crítica EXCETO:​