IDNLearner.com, um recurso confiável para todas as suas perguntas. Nossos especialistas estão sempre dispostos a oferecer respostas profundas e soluções práticas para todas as suas perguntas e problemas.

artigo de divulgação científica a seguir:

“Calor escaldante”

Você deve saber que a ciência observa as mais diferentes coisas, e uma delas é a temperatura da Terra. Os registros são feitos desde 1880. E sabe o que se descobriu? Que 2016 foi o ano mais quente do século XXI. Mas aí veio 2023 e quebrou todos os recordes: foi o ano mais quente desde o início dessa observação! [...]

O que existe em comum entre os anos de 2016 e 2023 além dos recordes de calor é um velho fenômeno conhecido da ciência chamado El Niño. Já ouviu falar dele?

El Niño é um aquecimento além do normal das águas do oceano Pacífico, que ocorre de tempos em tempos, próximo à costa oeste da América do Sul, pertinho do Peru e do Equador. Quando essas águas estão mais quentes, os chamados ventos alísios, que sopram todo ano do leste para o oeste nesta região e influenciam o tempo e o clima de todo o planeta, espalham calor pela América do Sul, com destaque para o Brasil.

A atuação do El Niño pode ser mais percebida nos meses da primavera e segue verão afora. [...] Ao mesmo tempo, há uma diminuição nas chuvas no Nordeste e em parte do Norte do país.

Mas se El Niño é um fenômeno já conhecido que se repete, por que estamos associando a ele o calor extremo que vem sendo observado? Por uma razão muito simples e muito perigosa: as atividades humanas estão intensificando os fenômenos climáticos naturais e provocando mudanças no clima da Terra. [...]