Bem-vindo ao IDNLearner.com, sua plataforma de referência para todas as suas perguntas! Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas.
112:07
Progresso:1/10
2 HORAS
ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR E NEUROEDUCAÇÃO – AVALIAÇÃO
1
As pesquisas no campo das neurociências buscam, cada vez mais, articulação com o campo da Educação, afinal, seus conhecimentos permitem aos professores conhecer cada vez mais a estrutura e funcionamento do cérebro e, com isso, embasar suas práticas pedagógicas de forma mais assertiva. Sobre essa relação entre neurociência e educação analise as afirmativas a seguir:
I) O conhecimento do cérebro humano, em sua complexidade, é objeto de estudo de apenas da neurociência.
II) A neurociência se integra à educação e à outras áreas em uma rede que se amplia de conhecimentos.
III) A articulação entre as diversas áreas se difunde como um conceito múltiplo.
IV) Neurociência, educação e as demais áreas em articulação operam na apropriação, construção e reconstrução de novos saberes e práticas.
Estão corretas as afirmativas:
a) Todas as alternativas.
b) Nenhuma das alternativas.
c) Apenas as alternativas I e II.
d) Apenas as alternativas II e III.
e) Apenas as alternativas II, III e IV.
1
Na perspectiva da neuroeducação, ao propor a união da biologia, neurociência, desenvolvimento e educação como base para a pesquisa e consequente prática educacional, podemos afirmar que:
a) Avançaria nas possibilidades de investigação possíveis pela neurociência nos contextos educativos. Como resultado, abriria um leque de possibilidades de descobertas tanto em biologia básica quanto dos processos cognitivos relacionados ao desenvolvimento e à aprendizagem.
b) Avançaria nas possibilidades de investigação possíveis substituindo a pedagogia pela neurociência nos contextos educativos. Como resultado, abriria um leque de possibilidades de descobertas tanto em biologia básica quanto dos processos cognitivos relacionados ao desenvolvimento e à aprendizagem.
c) Avançaria nas possibilidades de investigação possíveis privilegiando a anatomia cerebral estudada pela neurociência em detrimento dos saberes pedagógicos. Como resultado, abriria um leque de possibilidades de descobertas tanto em biologia básica quanto dos processos cognitivos relacionados ao desenvolvimento e à aprendizagem.
d) Avançaria nas possibilidades de investigação possíveis pela pedagogia e filosofia, tendo como expectativa apenas os conhecimentos anatômicos do sistema nervoso propostos pela neurociência. Como resultado, abriria um leque de possibilidades de descobertas tanto em biologia básica quanto dos processos cognitivos relacionados ao desenvolvimento e à aprendizagem.
e) Avançaria nas possibilidades de investigação apenas dos transtornos e distúrbios de aprendizagem, afinal, pela neurociência seria possível saber a limitação da criança com dano cerebral. Como resultado, abriria um leque de possibilidades de descobertas tanto em biologia básica quanto dos processos cognitivos relacionados ao desenvolvimento e à aprendizagem.
Sagot :
Obrigado por ser parte ativa da nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e respostas. Seu conhecimento é essencial para nosso desenvolvimento coletivo. IDNLearner.com está comprometido com sua satisfação. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais respostas úteis.