Faça suas perguntas e obtenha respostas de especialistas no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.
A questão 5, da prova do ENADE – Pedagogia, do ano de 2021, apresenta dois recortes de textos e uma figura do mapa do Brasil com indicadores do número de óbitos, por estado brasileiro, decorrentes de suicídios entre crianças, transcrito no box a seguir:
TEXTO I
Segundo o Ministério da Saúde, em 2017, o Brasil registrou uma média nacional
de 5,7 0b1t0$ para 100 mil habitantes. Na população indígena, foi registrado um
número de 0b1t0$ três vezes maior que a média nacional – 15,2. Destes registros,
44,8% (aproximadamente 6,8 óbitos) são $v1c1d10 de crianças e adolescentes
entre 10 e 19 anos.
Esses dados contrastam com o panorama nacional, em que o maior índice é
entre adolescentes e adultos de 15 a 20 anos.
TEXTO II
Evidências apontam que, em determinadas minorias étnico-raciais, como os
indígenas (aborígines ou populações nativas), o $v1c1d10 entre crianças apresenta
taxas bem mais elevadas do que as observadas na população geral. No Brasil, o
3nf0rc4m3nt0 foi utilizado mais frequentemente entre indígenas do que entre
não indígenas, não se observando, no primeiro grupo, $v1c1d10$ por intoxicação
ou por armas de fogo. O mapa a seguir apresenta a distribuição dos 0b1t0$ por $v1c1d10 entre crianças e adolescentes indígenas no Brasil, entre os anos de 2010
e 2014.
Após a leitura dos textos I e II apresentados na questão do ENADE referida, analise as informações contidas nas alternativas propostas, a partir das proposições da Unidade I do curso que você está participando:
I. O elevado índice de $v1c1d10$ entre crianças e adolescentes indígenas no país evidencia a necessidade de ações de formação de docentes e demais profissionais da educação de todo território brasileiro, uma vez que os dados ilustram o quanto direitos fundamentais desse grupamento têm sido negligenciados.
II. O funcionamento do Estado protetor dos direitos e agentes públicos – profissionais da educação – não podem ignorar as condições de vida dos povos originários, de suas crianças e seus adolescentes, pois há evidências do desamparo dos direitos e garantias constitucionais a essa população.
III. A formação de educadoras/es em direitos humanos requer o conhecimento e a sensibilização ética e política acerca das condições de vida de todas as crianças e todas/todos as/os adolescentes, de todas as pessoas deste e de todos os países e recantos do Planeta.
É correta apenas a afirmativa
Escolha uma opção:
a. I.
b. II.
c. III.
d. IV.
e. I, II, III
Sagot :
Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é vital para nossa comunidade. Obrigado por confiar no IDNLearner.com com suas perguntas. Visite-nos novamente para respostas claras, concisas e precisas.