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O historiador francês Fernand Braudel (1902–1985), uma das lideranças da segunda geração dos Annales, dedicou-se a pensar, pesquisar e escrever a história em diálogo e em relação com outras áreas do conhecimento, tais como a geografia e a antropologia. O autor defendeu que os historiadores compreendessem a trajetória do Homem para além da produção histórica e cultural, que fosse considerada, também, a sua condição enquanto ser vivo, pertencente à determinada espécie biológica, e que se encontra inserido num determinado contexto, o da natureza. Nas palavras de Braudel (1992, p. 144): “lado elementar de ser biológico, sensível ao quente, ao vento, ao frio, à seca, à insolação, à insuficiente pressão das altitudes, ocupado incessantemente em procurar e em assegurar sua alimentação, obrigado a defender-se enfim, sobretudo hoje em que se tornou consciente do perigo, contra as doenças que o seguem por toda parte”. BRAUDEL, F. Há uma geografia do indivíduo biológico? In: BRAUDEL, F. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 1992. Texto 2: O antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro (2002), a partir dos resultados de estudos e pesquisas realizados junto às populações indígenas no interior da Amazônia, teorizou que: “[...] essas novas imagens da natureza e da sociedade se formam em um contexto histórico marcado pela sinergia entre abordagens estruturais e históricas, por uma tentativa de superação de modelos explicativos monocausais (naturalistas ou culturalistas) em favor de uma apreensão mais nuançada das relações entre sociedade e natureza” (CASTRO, 2002, p. 320). CASTRO, E. V. de. Imagens da natureza e da sociedade. In: CASTRO, E. V. de. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: CosacNaify, 2002. Considerando os escritos dos autores citados nos textos, analise as asserções apresentadas e a relação proposta entre elas: I- Ambos os autores defendem a ampliação da margem de abordagem e de interpretação dos fatos e acontecimentos, no sentido de empreender um esforço interdisciplinar na constru
Sagot :
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