Explore o IDNLearner.com e encontre respostas para suas perguntas sobre diversos temas. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema.

Considerando as diferenças entre pressupostos e subentendidos explícitas no texto 1, leia a piada do texto 2 e analise as afirmações que a seguem. TEXTO 1: Pressupostos e subentendidos Pressupostos “são aquelas ideias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expressões contidas na frase”. Além disso, deve-se considerar que os pressupostos têm que ser verdadeiros ou admitidos como tal, já que é a partir deles que se constroem as informações explícitas. Subentendidos são “as insinuações escondidas por trás de uma afirmação” . Enquanto o pressuposto é um dado indiscutível para falante e ouvinte, o subentendido “é de responsabilidade do ouvinte, pois o falante, ao subentender, esconde-se por trás do sentido literal das palavras e pode dizer que não estava querendo dizer o que o ouvinte depreendeu” . TEXTO 2 Um homem é parado pela polícia depois de ser perseguido em alta velocidade: – Sabe, foi a coisa mais divertida que me aconteceu hoje – diz o policial. Se me der uma boa desculpa, não registro a multa. – Há três semanas, minha mulher me trocou por um policial – explica o homem. Quando vi o seu carro vindo, achei que o senhor queria devolvê-la! I. Pressuposto: O policial estava em hora de trabalho. Subentendido: o policial percebeu que o perseguido não era um perigo à sociedade. II. Pressuposto: O motorista não queria a sua esposa de volta. Subentendido: ele a amava. III. Pressuposto: O policial gostou da perseguição. Subentendido: O policial estava entediado antes do ocorrido. IV. Pressuposto: O policial estava à paisana. Subentendido: o policial percebeu que o perseguido não era um perigo à sociedade.

Considerando As Diferenças Entre Pressupostos E Subentendidos Explícitas No Texto 1 Leia A Piada Do Texto 2 E Analise As Afirmações Que A Seguem TEXTO 1 Pressup class=