Faça perguntas e obtenha respostas claras no IDNLearner.com. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade.

Todos partiam alegremente para as trincheiras, imaginando que aquela seria uma guerra curta e vitoriosa. Um passeio. Soavam os hinos patrióticos, um coro unânime, exprimindo a força do sentimento nacional. A disposição era a de dar a vida pela pátria. (REIS FILHO, p. 26) Sobre a Primeira Guerra Mundial, a que o texto se refere, e outras crises que ocorreram no século XX, pode-se afirmar:
(01) Muitos dos fatores que contribuíram para deflagrar a Guerra de 1914 tiveram sua origem no século
XIX, a exemplo do imperialismo e da corrida armamentista.
(02) O Pangermanismo e o Pan-Eslavismo expressavam sentimentos nacionais exacerbados e, através de propagandas de caráter ideológico, desenvolviam uma política voltada para o militarismo.
(04) O Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra, representou o triunfo dos "14 Pontos" propostos pelo presidente Wilson, garantia, portanto, de uma paz duradoura.
(08) Os insucessos do Comunismo de Guerra, imposto na Rússia, após a Revolução de 1917, provocaram a adoção da Nova Política Econômica, que teve resultados positivos.
(16) A eclosão de movimentos de esquerda na Europa, após a Revolução de 1917, contribuiu para o apoio dado pelas classes proprietárias às manifestações de caráter fascista.
(32) A Crise de 1929 evidenciou o fracasso do planejamento econômico do governo norte-americano que, exercendo excessivo controle sobre a produção, provocou uma retração econômica no Pais.
(64) A "política de apaziguamento" sustentada pelas potências ocidentais, no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, contribuiu, decisivamente, para o expansionismo nazi-fascista.

Somatório: