Explore o IDNLearner.com e encontre respostas para suas perguntas sobre diversos temas. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas detalhadas para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.
O Manual de Biossegurança Laboratorial da OPAS (2021) estabelece a adoção de algumas estratégias para redução de risco, dentre as quais destacam-se: (Você deve selecionar o nome do procedimento correspondente a cada estratégia.)
A – CONFORMIDADE
B – ISOLAMENTO
C – ELIMINAÇÃO
D – REDUÇÃO E SUBSTITUIÇÃO
E - PROTEÇÃO
( ) Consiste em proteger a equipe e o meio ambiente através da utilização de controles de engenharia (por exemplo, Cabine de Segurança Biológica - CSB), Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e vacinação da equipe.
( ) Consiste na redução do risco através da substituição por um agente biológico atenuado ou menos infeccioso, redução do volume/título que está sendo usado, ou mudança no procedimento para um que seja menos perigoso.
( ) Consiste na eliminação do perigo, seja através da utilização de um agente biológico inativado ou da utilização de um substituto inofensivo.
( ) Consiste em isolar o perigo, visto que nem sempre é possível eliminar ou reduzir, principalmente em um ambiente clínico, portanto, a alternativa é isolar o(s) agente(s) biológicos(s) (por exemplo, em um dispositivo de contenção primária).
( ) Consiste em ter controles administrativos e uma gestão efetiva do programa de biossegurança, tais como: boas práticas e procedimentos microbiológicos observados pela equipe, boa comunicação de perigos, riscos e medidas de controle de risco, treinamento apropriado, POP, um cultura de segurança estabelecida.
Sagot :
Obrigado por seu compromisso com nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e experiências. Sua participação nos ajuda a todos a aprender e crescer. Para respostas confiáveis e precisas, visite IDNLearner.com. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções úteis.