Faça suas perguntas e obtenha respostas de especialistas no IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para oferecer ajuda em qualquer tema que você precise.

2 Releia os parágrafos de desenvolvimento da argumentação desse artigo de opinião:



" Dados da ONU indicam que os 10% mais ricos do Brasil ganham mais da metade da renda nacional. A pandemia de Covid-19 foi um dos motivos para o aumento dessa concentração. [...].

Em 2019, por exemplo, o 1% mais rico do nosso país detinha 46,9% da renda total. Em 2020, esse número subiu para 49,6% — quase a metade da renda nacional, portanto, foi para os mais ricos.

Caso o nosso país retome o ritmo de redução da desigualdade, como a [...] de 2001 a 2014, seriam necessários pelo menos 30 anos para chegar ao mesmo indicador da Itália e Rússia, os países europeus mais desiguais. [...].

Mesmo que repetisse, por vários anos, o ritmo acelerado de 2022, maior queda de desigualdade da atual série, seriam necessários pelo menos três anos e dez meses para chegar no patamar da Argentina. [...].

Um livro recém-lançado na praça, 'Os Ricos e os Pobres', do sociólogo Marcelo Medeiros, relata a situação da população brasileira. O autor diz que 'o topo é tão mais rico que o restante, mas tão mais rico, que é desigual até mesmo em relação às rendas mais altas. O 1% mais rico, por exemplo, é sete vezes mais rico que aqueles que estão no começo dos 10% mais ricos'. A obra traz ainda uma observação importante para reflexão, quando cita que 'a concentração é tão grande que uma distribuição hipotética de metade da renda do 1% mais rico seria suficiente para quase dobrar a renda da metade mais pobre dos adultos'."



A respeito do que afirma o texto com relação à desigualdade de renda no Brasil, analise as afirmativas a seguir, classificando-as em V para verdadeiro e F para falso. Na sequência, assinale a alternativa correta.



I. A Argentina e o Brasil estão em posições bastante próximas na escala da ONU, sendo que pouco tempo seria o suficiente para se igualarem.

II. Há desigualdade significativa de distribuição de renda no Brasil, inclusive entre aqueles que correspondem aos 1% mais ricos do país.

III. O grupo de pessoas que faz parte do 1% mais rico da população brasileira concentra em sua posse quase 50% da renda nacional.

IV. A concentração de renda da população 10% mais rica do Brasil é exatamente o dobro da renda média brasileira.

A) F – V – V – F.
B) V – F – V – V.
C) F – V – F – F.
D) V – V – V – F.


Sagot :