Obtenha esclarecimentos detalhados no IDNLearner.com. Encontre soluções detalhadas para suas consultas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em múltiplas áreas do conhecimento.
Na perspectiva da Linguística Textual e da Teoria do Discurso, os gêneros textuais são vistos como fenômenos históricos profundamente enraizados nas práticas sociais e culturais. Gêneros do Discurso incluem enunciados de linguagem estáveis que compartilham características determinadas pela cultura e fatores sociolinguísticos e classificam-se em primários (simples, cotidianos) e secundários (complexos, elaborados). Esse conceito começou a ser introduzido nas escolas do Brasil com a publicação e a divulgação dos PCNs. A introdução desse conceito nas escolas brasileiras foi gradual e transformou as práticas pedagógicas centradas na gramática normativa pouco funcional e na prática de redação limitada à narração, descrição e dissertação. O propósito era que, ao compreender e utilizar os gêneros do discurso, os alunos pudessem compreender não apenas aspectos estruturais dos textos, mas também aspectos sócio-históricos e culturais importantes para a compreensão e produção textual. A partir dos conhecimentos adquiridos, qual das seguintes afirmações melhor descreve a principal diferença entre gêneros textuais e gêneros do discurso?
Sagot :
Valorizamos muito seu compromisso. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade mais sábia e unida. Sua busca por soluções termina no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente.