Descubra respostas de especialistas no IDNLearner.com. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.
Paulista! arma-te e municia-te como puderes e vem para a praça pública! ... Paulista! Mova-te, toma providências já e vem servir com os teus irmãos a terra onde dorme a tua Mãe, onde hão de dormir os teus filhos! As armas por S. Paulo, o que quer dizer - às armas PELO BRASIL!” (Panfleto distribuído nas ruas de São Paulo quando a Revolução foi deflagrada).Sobre o contexto e os resultados sociais, políticos e econômicos da chamada “Revolução de 1932”, assinale a alternativa INCORRETA: * após o término da Revolução de 1932, persistiam a crise no plano mundial e a queda dos preços do café no mercado internacional. Diante desse quadro, o Governo Provisório manteve uma política de compra e retenção dos estoques de café. Além da compra e retenção do produto, o governo federal atendeu a oligarquia paulista em outros pontos, como prorrogação dos títulos e obrigações em moeda nacional, sustentação dos bônus de guerra como moeda de curso legal, prolongamento e cancelamento das dívidas dos cafeicultores. o movimento revolucionário de 1932 é também chamado de “Revolução Paulista” ou “Guerra Civil Paulista”, em relação ao fato de as forças paulistas terem ficado isoladas, sem adesão militar dos demais estados brasileiros. Para alguns historiadores, mesmo o termo “Revolução” é inadequado, pois o que se desejava não era uma mudança no sentido de alteração das relações de poder ou qualquer coisa que significasse uma limitação no processo de desenvolvimento capitalista, mas sim uma normalização no plano político e eleitoral. as diferentes interpretações dadas pelos historiadores sobre a Revolução de 1932 podem ser agrupadas em duas versões dos acontecimentos: versão getulista e versão da oligarquia paulista. Para a primeira, foi caracterizada como “um movimento ilegítimo, a que havia sido atirada a população paulista, sob a liderança dos políticos decaídos com a Revolução de 1930, que pretendiam restaurar o passado oligárquico”, por isso foi chamada de “Contrarrevolução”. Já a versão da oligarquia paulista enfatiza a resistência h
Sagot :
Obrigado por fazer parte da nossa comunidade. Sua participação é chave para nosso crescimento. Não se esqueça de voltar e compartilhar mais de seus conhecimentos e experiências. IDNLearner.com fornece as respostas que você precisa. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais insights valiosos.