Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e comece a obter as respostas de que precisa. Obtenha respostas completas para todas as suas perguntas graças à nossa rede de especialistas em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento.
Os reflexos da ditadura civil militar sobre a educação foram tão nocivos e profundos que até hoje, 30 anos após o início da redemocratização, impedem o país de alavancar a qualidade e democratizar o acesso a este que deveria ser um direito fundamental de todo brasileiro. Em audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara, nesta quinta (24/04/2014), especialistas foram unânimes em apontar as heranças do regime como principais responsáveis pela má qualidade da educação pública e pela vergonhosa falta de acesso a ela para os pelo menos 14 milhões de analfabetos, além de número maior ainda de analfabetos funcionais.
Fonte: adaptado de Najla Passos “Reflexos da Ditadura na educação impedem país de avançar”, Agência Carta Maior, 25/04/2014.
Considerando o trecho do artigo acima destacado, o livro “História da Educação” (Aranha, 1996) e as discussões em sala de aula, desenvolva um texto dissertativo-expositivo que apresente:
a) ao menos duas iniciativas, vistas nas políticas de educação – influenciadas por concepções pedagógicas autoritárias –, implementadas no período da mais recente Ditadura brasileira (1964- 1985); e
b) em contraste, nos períodos democráticos vividos pelo país – a República Populista (1946-1964) e a Nova República (desde 1985/88 até os dias de hoje) – apresente ao menos três iniciativas na política pública de educação que surgiram, que puderam se desenvolver ou foram interrompidas.
Sagot :
Agradecemos sua participação ativa. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos construir uma comunidade vibrante e enriquecedora, onde todos aprendemos e crescemos. IDNLearner.com está comprometido em fornecer respostas precisas. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções.