IDNLearner.com, seu guia para respostas precisas e rápidas. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade.

“Marx acreditava que, por meio da labuta (labor), a espécie humana seria capaz de realizar seu “ente-espécie”, ou seja, seu potencial para as atividades criativas e significativas por meio do trabalho (work). A labuta humana não era apenas energia gasta por subsistência, embora claramente isso acontecesse no capitalismo. O que Marx concebeu foi a utilização da labuta para o aprimoramento da vida humana além das necessidades materiais, para a criação de uma sociedade em que as necessidades estéticas, bem como as materiais, pudessem ser satisfeitas. A labuta tinha o potencial de fornecer essa oportunidade, por isso permitia que as pessoas exibissem atividades criativas e significativas, por meio de seu trabalho sob condições apropriadas.” (FARGANIS, James. Leituras em teoria social: da tradição clássica ao pós-modernismo. [Recurso eletrônico]. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016, p. 30).

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I – O trabalho na perspectiva marxiana sociológica era fundamental na satisfação das necessidades básicas do ser humano.

ISSO PORQUE:

II – Dentro de seu aporte materialista histórico as questões mais básicas como alimentação ocupam posição privilegiada em sua análise.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Questão 10Resposta

a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.


b.
As asserções I e II são proposições falsas


c.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.