Obtenha respostas precisas e confiáveis para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados.

O tratamento conceitual do fenômeno religioso teve, e ainda tem, muitas variações na história do pensamento filosófico e científico. Utilizar o termo ‘religião’ de modo universal acaba sendo muito difícil e mesmo incongruente, em razão dos diferentes contextos históricos e sociais em que as religiões se inserem.

Tendo em vista o fragmento acima, considere as seguintes afirmações, marcando V para as verdades e F para as falsas.

( ) No Brasil, por exemplo, o tratamento do fenômeno religioso não pode esquecer como a sociedade brasileira e sua cultura se formou, como as diversas culturas e instituições religiosas estão ligadas a uma cultura que é sincrética, múltipla, conflituosa e marcada por grandes desigualdades políticas, econômicas e sociais.

( ) As substantivas se ocupam do que a religião é, “[…] da sua essência, das suas crenças e práticas, da experiência do Outro ou do sagrado”. Já as funcionais referem-se ao que a religião faz, à sua função social.

( ) O termo religião passou a ser empregado de maneira universal no Iluminismo. De acordo com Coutinho (2012), podemos considerar que a característica comum a todas as religiões seja a ligação dos seres humanos com algo normal e transcendente.

( ) Ao conceituar religião em seu sentido substantivo, ou substancialista, isto é, orientado por sua essência, Coutinho (2012) afirma que dessas definições sobressai a separação de realidades ou a designação de uma outra realidade ou instância para além da humana, considerada sagrada.

A sequência correta é

Resposta Marcada :
V, V, F, V

PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1