IDNLearner.com, sua plataforma confiável para respostas precisas. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas do conhecimento.

Leia o miniconto a seguir:

Todos iguais

No dia vinte e cinco de julho de 2005, às sete e trinta e cinco da manhã, indo para a escola, Júlio Benites da Silva, 13 anos, caiu vítima de uma bala perdida. Às sete e vinte, tinha saído de casa sem dizer pra sua mãe o quanto gostava dela (porque não costumava fazê-lo mesmo e também porque andavam meio brigados). Às três e quarenta da madrugada, sonhava com a Maria Alice, igualzinho aos que têm futuro.

BRASILIENSE, Leonardo. Adeus contos de fadas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006, p.61.


O miniconto é um gênero literário típico da contemporaneidade, ou seja, de leitura rápida e mais informal. No entanto, possui praticamente todas as características do gênero narrativo clássico: personagens, conflito, narrador, espaço, clímax e desfecho. De acordo com seus conhecimentos sobre o gênero narração e a leitura interpretativa do texto “Todos iguais”, qual das alternativas abaixo contém uma análise correta dos elementos da narrativa contidos no miniconto lido? Assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:
O narrador, embora não seja personagem da história, atua de forma onisciente, ou seja, sabe de tudo o que ocorre na vida do protagonista, até mesmo seus sonhos.

Alternativa 2:
O texto é narrado pelo próprio protagonista, assim, temos um narrador personagem. Por isso, o texto é curto e tem fim com a sua morte.

Alternativa 3:
A história se passa em um tempo indeterminado, dando ao(à) leitor(a) a possibilidade apenas da imaginação.

Alternativa 4:
Por ser um conto curto, notamos um único espaço narrativo: a casa do protagonista.

Alternativa 5:
Não há um desfecho para o personagem principal, pois o autor deixou o final em aberto, cabendo ao(à) leitor(a) decidir o que acontecera.